A comunidade na expropriação: modos de alteridade no cinema de Pedro Costa
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i1p267-288Mots-clés :
Comunidade, figura humana, cinema, Pedro CostaRésumé
O artigo discute os modos de alteridade evidenciados pelos elementos estruturais de Ossos (1997), No quarto da Vanda (2000) e Juventude em marcha (2006), de Pedro Costa. Ao descrever e analisar as formas fílmicas escolhidas para construir vias de acesso entre os corpos em cena, valorizando a constante exposição ao outro, busca-se apresentar como o cinema do realizador português constitui uma comunidade intrínseca à expropriação. O artigo opta por um viés comparatista entre os filmes de Costa e os de cineastas que o influenciaram, como John Ford e Yasujiro Ozu; para além da breve consulta a obras de Van Gogh e Gustave Courbet, artistas que compartilham motivos visuais e, acreditamos, uma sensibilidade social comum com o diretor.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
Araújo Silva, M. (2010). Pedro Costa e sua poética da pobreza. In C. Maia, D. R. Duarte, & P. Mourão (Orgs.), O cinema de Pedro Costa (pp. 111-134). São Paulo, SP: CCBB.
Arendt, H. (1993). O que é política? Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil.
Arendt, H. (2009). A condição humana (10a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária. (Obra original publicada em 1958)
Aumont, J. (1989). L’oeil interminable: Cinéma et peinture. Toulouse, França: Séguier.
Barthes, R. (1968). L’effet de réel. Communication, 11, 84-89.
Baumgartner, K. (Produtor), Pfäffli, A. (Produtor), Villa-Lobos, F. (Produtor), & Costa, P. (Diretor). (2000). No quarto da Vanda [Filme]. Portugal, Alemanha, Suíça, Itália: Contracosta Produções, Pandora Film.
Bobbio, N. (1991). Thomas Hobbes. Rio de Janeiro, RJ: Campus.
Bordwell, D. (1988). Ozu and the poetics of cinema. Princeton, NJ: Princeton University Press.
Branco, P. (Produtor), & Costa, P. (Diretor). (1994). Casa de lava [Filme]. Portugal, França, Alemanha: Madragoa Filmes, Gemini Films, Pandora Filmproduktion.
Branco, P. (Produtor), & Costa, P. (Diretor). (1997). Ossos [Filme]. Portugal: Madragoa Filmes.
Brasil, A. G. (2016). Rever, retorcer, reverter e retomar as imagens: Comunidades de cinema e cosmopolítica. Galaxia, (33), 77-93. doi: https://doi.org/10.1590/1982-25542016226054
Cheval, O. (2016). Le partage de la douleur. Une anthropologie figurative du cinéma contemporain (Tese de doutorado). Recuperado de http://www.theses.fr/2016LYSE2139
Clark, T. J. (2007). Une image du peuple: Gustave Courbet et la révolution de 1848. Villeurbanne, França: Les Presses du Réel.
Comolli, J. L. (2008). Sob o risco do Real. In C. Guimarães (Org.), Ver e poder (pp. 168-178). Belo Horizonte, MG: UFMG.
Costa, P. (2007). Entrevista de Pedro Costa a P. M. Guimarães e D. Ribeiro. In Catálogo do 11º Forumdoc.bh.2007. Belo Horizonte, MG: UFMG.
Costa, P. (2010). Uma porta fechada que nos deixa a imaginar. In C. Maia, D. R. Duarte & P. Mourão (Orgs.), O cinema de Pedro Costa (pp. 147-167), São Paulo, SP: CCBB.
Costa Júnior, E. P. (2018). A figura humana no cinema: Matéria, desejo e comunidade (Tese de doutorado). Recuperado de https://bit.ly/2QZ9uNk
Courbet, G. (1849). Depois do jantar em Ornans (L’Après dînée à Ornans) [Pintura]. Recuperado de https://bit.ly/2yizeO5
Dardenne, L. (Produtor & Diretor), & Dardenne, J. P. (Produtor & Diretor). (2014). Dois dias, uma noite (Deux jours, un jour) [Filme]. França, Itália, Bélgica: Les Films du Fleuve.
Duarte, D. R. (2018). Comunidade estética e política no cinema de Pedro Costa (Tese de doutorado). Recuperado de https://run.unl.pt/handle/10362/56402
Esposito, R. (2000). Communitas: Origine et destin de la communauté. Paris, França: Essais du Collège International de Philosophie.
Esposito, R. (2009). Immunitas: Protección y negación de la vida. Buenos Aires, Argentina: Amorrortu.
Fujimoto, S. (Produtor), Kaneko, M. (Produtor), Teramoto, T. (Produtor), & Ozu, Y. (Diretor). (1961). Fim de verão (Kohayagawe-ke no aki) [Filme]. Japão: Toho Company, Takarazaka Productions.
Giard, L. (1996). Cozinhar. In M. De Certeau, L. Giard, & P. Mayol (1996). A invenção do cotidiano: 2. Morar, cozinhar (pp. 211-332). Petrópolis, RJ: Vozes.
Gonçalves, V., & Costa, P. (1989). O sangue [Filme]. Portugal: Trópico Filmes, Instituto do Cinema e Audiovisual, Rádio e Televisão de Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian.
Guimarães, C. (2015). O que é uma comunidade de cinema? Eco-Pós, 18(1), 45-56.
Hobbes, T. (2003). Cap. XIII. Da condição natural da Humanidade relativamente à sua Felicidade e Miséria. In T. Hobbes, Leviatã (pp. 106-111). São Paulo, SP: Martins Fontes.
Hirszman, L. (Produtor & Diretor). (1981). Eles não usam black-tie [Filme]. Brasil: Embrafilme, Leon Hirszman Produções Cinematográficas.
Leutrat, J. L. (1995). Vie des fantômes: Le fantastique au cinéma. Paris, França: Cahiers du Cinéma, L’Étoile.
Nancy, J. L. (1999). La communaute désoeuvrée. Paris, França: Christian Bourgois. (Obra original publicada em 1986).
Oliveira Junior, L. C. (2017). Retratos em movimento. Ars, 15(31), 183-208. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.141282
Ozu, Y. (Diretor). (1931). Coral de Tóquio (Tôkyô no kôrasu) [Filme]. Japão: Shochiku.
Ozu, Y. (Diretor). (1942). Era uma vez um pai (Chichi ariki) [Filme]. Japão: Shochiku.
Van Gogh, V. (1885). Os comedores de batata (Aardappeleters) [Pintura]. Recuperado de https://bit.ly/2WZqerp
Van Gogh, T. (1986). Cartas a Théo. São Paulo, SP: L&PM.
Villa-Lobos, F. (Produtor), & Costa, P. (Diretor). (2006). Juventude em marcha [Filme]. Portugal, França Suíça: Ventura Film, Contracosta Produções.
Zanuck, D. F. (Produtor), & Ford, J. (Diretor). (1940). As vinhas da ira (The Grapes of Wrath) [Filme]. Estados Unidos: Twentieth Century Fox.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Matrizes 2020

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.