Teorias intermediárias: uma estratégia para o conhecimento comunicacional
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i2p101-117Mots-clés :
Teorias intermediárias, Conhecimento comunicacional, Analítica, DesentranhamentoRésumé
O artigo apresenta uma percepção sobre o perfil do conhecimento comunicacional, entre uma preocupação com teorias gerais e a posição interdisciplinarista, assinalando limites das duas possibilidades. Propõe, como alternativa, uma analítica voltada para a descoberta de características do complexo fenômeno comunicacional. Reconhece o risco, nessa posição, de manutenção da atual dispersão de abordagens. A proposta para superar essa dispersão é o desenvolvimento, a partir da visada analítica, de teorias intermediárias da comunicação. Discute os cuidados necessários para a eficácia epistemológica dessa produção. Em conclusão, sistematiza aspectos da estratégia através de quatro movimentos em uma dinâmica integrada.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
Alain. (1947). Idées. Introduction à la philosophie: Platon, Descartes, Hegel, Auguste Comte. Paul Hartmann. (Obra original publicada em 1939)
Braga, J. L. (2007). Sobre mediatização como processo interacional de referência. In A. S. Médola, D. Araújo, & F. Bruno (Orgs.), Imagem, visibilidade e cultura midiática: Livro da XV Compós (pp. 141-167). Sulina.
Braga, J. L. (2015). Lógicas da mídia, lógicas da midiatização? In A. Fausto Neto, N. R. Anselmina, & I. L. Gindin (Orgs.), Relatos de investigaciones sobre mediatizaciones (pp. 15-32). UNR Editora.
Braga, J. L. (2018). O conhecimento comunicacional: Entre a essência e o episódio. In V. Veiga França & P. Simões (Orgs.), O modelo praxiológico e os desafios da pesquisa em Comunicação (pp. 119-137). Sulina.
Campbell, D. T. (2005). Apresentação. In R. Yin, Estudo de caso: Planejamento e métodos (pp. vi-ix). Bookman.
Craig, R. (1999). Communication theory as a field. Communication Theory, 9(2), 119-161 https://doi.org/10.1111/j.1468-2885.1999.tb00355.x
Craig, R. (2007). Pragmatism in the field of communication theory. Communication Theory, 17(2), 1-30. https://bit.ly/37YzWy6
Gibson, J. J. (1977). The theory of affordances. In R. Shaw & J. Bransford (Eds.) Perceiving, acting and knowing: Toward an ecological psychology (pp. 67-82). Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.
Hjarvard, S. (2014a). A midiatização da cultura e da sociedade. Editora Unisinos.
Hjarvard, S. (2014b). Midiatização: Conceituando a mudança social e cultural. MATRIZes, 8(1), 21-44. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p21-44
Martino, L. C. (2007). Uma questão prévia: Existem teorias da comunicação? In L. C. Martino (Org.), Teorias da comunicação: Muitas ou poucas? (pp. 13-42). Ateliê Editorial.
Merton, R. K. (1968). Social theory and social structure. The Free Press. (Obra original publicada em 1949)
Popper, K. (2001). A lógica e a evolução da teoria científica. In A vida é aprendizagem: Epistemologia evolutiva e sociedade aberta (pp. 17-40). Edições 70.
Signates, L. (2017). A comunicação como ciência básica tardia: Uma hipótese para o debate. Artigo apresentado no XXVI Encontro Anual da Compós. São Paulo, SP, Brasil. https://bit.ly/3jrafdr
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.