Arquétipo e catarse nas narrativas audiovisuais
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i2p73-93Mots-clés :
Catarse, Arquétipo, Narrativa audiovisual, Filme, Série de TVRésumé
O clímax em filmes e séries televisivas é construído pela combinação de imagens e sons que impactam emocionalmente a audiência, gerando a catarse. O efeito catártico é peça-chave em gêneros como aventura, western e horror. Este artigo analisa o papel que o arquétipo tem na catarse em narrativas audiovisuais ao operar como acionador de emoções. Articulam-se as teorias sobre catarse (Aristóteles, Jauss) e arquétipos (Jung, Durand) para estabelecer as relações entre esses elementos e entender como operam a partir de exemplos de filmes e séries. Resultados mostram a oposição arquetípica herói-monstro como gatilho emocional nas catarses e a relação entre imagens arquetípicas e contexto sócio-histórico em cenas catárticas.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
Antunes, F. S., Jr. (2016). A retórica midiática como gatilho de emoções arquetípicas. Mídia e Cotidiano, 10(10), 210-225. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9803
Aristóteles (2018). Poética. Fundação Calouste Gulbenkian. (Trabalho original publicado em 350 a.C.)
Benioff, D., Weiss, D. B., Strauss, S., Doelger, F., Caulfield, B., Cogman, B., Sapochnik, M., & Nutter, D. (Produtores Executivos). (2011-2019). Game of thrones [Série de televisão]. Television 360; Grok! Television; Generator Entertainment; Startling Television; Bighead Littlehead.
Benioff, D. (Roteirista), Weiss, D. B. (Roteirista), & Shakman, M. (Diretor). (2017, 30 de julho). Os espólios da guerra [The spoils of war] (Temporada 7, Episódio 4) [Episódio de série de televisão]. In D. Benioff, D. B. Weiss,
S. Strauss, F. Doelger, B. Caulfield, B. Cogman, M. Sapochnik, & D. Nutter (Produtores Executivos), Game of thrones. Television 360; Grok! Television; Generator Entertainment; Startling Television; Bighead Littlehead.
Campbell, J. (1997). O herói de mil faces. Cultrix; Pensamento.
Coogan, P. (2009). The definition of the superhero. In J. Heer & K. Worceste (Eds.), A comics studies reader (pp. 77-93). University Press of Mississippi.
Damásio, A. (2012). O erro de Descartes: Emoção, razão e o cérebro humano. Companhia das Letras. https://amzn.to/3qDGgUV
Dunleavy, T. (2018). Complex serial drama and multiplataform television. Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315682310
Durand, G. (2002). As estruturas antropológicas do imaginário. Martins Fontes.
Durand, G. (2013). De la mitoctítica al mitoanálisis: Fíguras míticas y aspectos de la obra. Anthropos.
Ekman, P. (2011). A linguagem das emoções. Lua de Papel.
Ford, J. (Diretor). (1939). No tempo das diligências [Stagecoach] [Filme]. Walter Wanger Productions, Inc.
Ford, J. (Diretor). (1956). Rastros de ódio [The searchers] [Filme]. C. V. Whitney Pictures.
Freire, A. (1979). Hermenêutica tradicional da catarse aristotélica. Revista Portuguesa de Filosofia, 35(3), 1-30.
Jauss, H. R. (1974). Levels of identification of hero and audience. New Literary History, 5(2), 283-317. https://doi.org/10.2307/468397
Jung, C. G. (2014). Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Vozes. (Trabalho original publicado em 1976)
Mauss, M., & Hubert, H. (2005). Sobre o sacrifício. Cosac Naify.
McKee, R. (2010). Story: Substance, structure, style, and the principles of screenwriting. Harper Collins. https://amzn.to/2UNp8Qz
Mittel, J. (2012). Complexidade narrativa na televisão norte-americana contemporânea. MATRIZes, 5(2), 29-52. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p29-52
Moore. A., & Gibbons, D. (1988-1989). Watchmen (Vol. 1-12). Abril.
Neumann, E. (1999). A grande mãe: Um estudo fenomenológico da constituição feminina do inconsciente. Cultrix.
Paskow, A. (1983). What is aesthetic catharsis? The Journal of Aesthetics and Art Criticism, 42(1), 59-68. https://doi.org/10.2307/429947
Santoro, F. (2007). Sobre a estética de Aristóteles. Viso Cadernos de Estética Aplicada, 1(2), 1-13. http://doi.org/10.22409/1981-4062/v2i/36
Schaper, E. (1968). Aristotle’s catharsis and aesthetic pleasure. The Philosophical Quarterly, 18(7), 131-143. https://doi.org/10.2307/2217511
Vogler, C. (2015). A jornada do escritor: Estrutura mítica para escritores. Aleph.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.