Imagens de Amor de Mãe: quadriculamentos e escapatórias
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i2p217-238Mots-clés :
Telenovela Amor de Mãe, Quadriculamento e escapatória, Paisagens anestésicas e espaços estésicosRésumé
O estudo discute enquadramentos/quadriculamentos na telenovela Amor de Mãe, analisando a imagética de vínculos/convívios familiares, a labilidade com que se articulam entre paisagens anestésicas/espaços estésicos e os intercâmbios entre ficção e realidade. Examinam-se, em tal contexto: (1) efeitos de sentido e brechas sensíveis facultativas de apropriações estésicas; e (2) escapatórias que possibilitam a corpos ativos assumirem disposições afetivas e sustentarem relações sinestésicas. Conclui-se que os enquadramentos que dão a ver personagens quadriculadas em práticas cotidianas estruturadas a partir de apresamentos revelam, não obstante, fissuras que permitem a construção de saídas físicas e simbólicas.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
Amado, A., & Domínguez, N. (2004). Figuras y políticas de lo familiar: Una introdución. In A. Amado & N. Domínguez (Orgs.), Lazos de Familia: Herencias, cuerpos, ficciones (pp. 13-39). Paidós.
Bachelard, G. (1989). A poética do espaço. Martins Fontes.
Brooks, P. (1976). The melodramatic imagination: Balzac, Hanry James, melodrama, and the mode of excess. Yale University Press.
Dias, M. (Criadora), & Villamarim, J. L. (Diretor). (2019-2021). Amor de mãe [Telenovela]. Globo.
Eboli, E. (2012, 9 de dezembro). Militares ajudaram Gonzagão e espionaram Gonzaguinha. O Globo. http://glo.bo/3I0a4DR
Fischer, S. (2006). Clausura e compartilhamento: A família no cinema de Saura e Almodóvar. Annablume.
Fischer, S., & Vaz, A. (2018). O lugar da morada no cinema de Lucrecia Martel e de Pablo Trapero: Paisagens anestésicas ou espaços estésicos? RuMoRes, 12(23), 221-241. https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.143686
Floch, J.-M. (2001). Alguns conceitos fundamentais em semiótica geral. Centro de Pesquisas Sociossemiótica.
Fontanille, J. (2014). Quando a vida ganha forma. In E. M. F. S. Nascimento & V. L. Abriata (Orgs.), Formas de vida: Rotina e acontecimento (pp. 55-85). Coruja.
Foucault, M. (2014). Vigiar e punir – Nascimento da prisão. Vozes.
Greimas, A. J. (2002). Da imperfeição. Hacker. Helicóptero de Witzel atira contra comunidade do Morro do Alemão e espalha terror. (2019). Brasil 247. https://bit.ly/3QTzWFv
Lopes, M. I. V. (2009). Telenovela como recurso comunicativo. MATRIZes, 3(1), 21-47. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p21-47
Martín-Barbero, J. (2003). Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. Editora UFRJ.
Motter, M. L. (2003). Ficção e Realidade: A construção do cotidiano na telenovela. Alexa Cultural.
Odin, R. (1985). Film documentaire, lecture documentarisante. In R. Odin & J. C. Lyant (Eds.), Cinemas et realités (pp. 263-277). Universidad de Saint-Etienne.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Sandra Fischer, Aline Vaz 2022

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.