Audiências televisivas latino-americanas: 15 anos de pesquisa empírica

Auteurs

  • Lorena Frankenberg Instituto Tecnológico de Monterrey
  • José Carlos Lozano Instituto Tecnológico de Monterrey
  • Nilda Jacks Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p167-196

Mots-clés :

audiências televisivas, estudos culturais, recepção televisiva, pesquisa empírica de audiências

Résumé

Qual a importância do estudo sobre recepção televisiva na América Latina e os enfoques teórico-metodológicos mais utilizados? O presente trabalho discute as descobertas de uma revisão de 96 pesquisas empíricas sobre recepção televisiva publicadas em 55 das mais importantes revistas da região. Os resultados confirmam os estudos culturais como o enfoque teórico predominante; televisão, vida cotidiana e mediações, os temas mais abordados e a falta de uma base metodológica sólida em muitos dos artigos. Morley, Orozco, Martín-Barbero, García Canclini, Hall e Lull constituem os pesquisadores mais citados nas revisões da literatura.

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Biographies de l'auteur

  • Lorena Frankenberg, Instituto Tecnológico de Monterrey
    Professora do Instituto Tecnológico de Monterrey, México
  • José Carlos Lozano, Instituto Tecnológico de Monterrey
    Professor do Instituto Tecnológico de Monterrey, México
  • Nilda Jacks, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professora doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1 D.

Publiée

2011-12-15

Numéro

Rubrique

Em Pauta/Agenda

Comment citer

Frankenberg, L., Lozano, J. C., & Jacks, N. (2011). Audiências televisivas latino-americanas: 15 anos de pesquisa empírica. MATRIZes, 3(1), 167-196. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p167-196