Internet literacy: a negociação dos jovens com as novas oportunidades on-line

Auteurs

  • Sonia Livingstone

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i2p11-42

Mots-clés :

literacidade na internet, literacidade no impresso, jovens

Résumé

Este artigo concentrou-se nas continuidades históricas entre a literacidade na internet e a literacidade no impresso, de forma que as expectativas ambiciosas que a sociedade guarda para a literacidade no impresso (notadamente, a importância de escrever tão bem quanto ler e a expectativa de um entendimento crítico) podem ser estendidos para a literacidade na internet na era da informação, porque isso não apenas dá suporte para uma forma de trabalho qualificada, mas também assegura expressão cultural, participação cívica e deliberação democrática. Questionamos o senso comum em relação à habilidade dos mais jovens com a internet, não apenas para desafiá-los, mas para fazer ver a deficiência social em dar o suporte suficiente para sua literacidade.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2011-12-15

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Livingstone, S. (2011). Internet literacy: a negociação dos jovens com as novas oportunidades on-line. MATRIZes, 4(2), 11-42. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i2p11-42