Midiatização: conceituando a mudança social e cultural

Auteurs

  • Stig Hjarvard Universidade de Copenhagen

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p21-44

Mots-clés :

Agência, lógicas institucionais, midiatização, teoria de médio alcance, estruturação

Résumé

Vivemos uma midiatização intensiva da cultura e da sociedade que não se limita àformação da opinião pública, mas atravessa quase todas as instituições sociais e culturais.Cada vez mais, outras instituições necessitam de recursos da mídia, incluindosua habilidade de representar a informação, construir relações sociais e ganhar atençãocom ações comunicativas. Devido a esse desenvolvimento, precisamos analisar o papelda mídia em vários contextos sociais, com uma ancoragem mais sólida da teoria damidiatização na teoria social geral. Inspirado pela teoria de estruturação e pelas lógicasda perspectiva institucional, as mídias são entendidas como estruturas que condicioname permitem a ação humana reflexiva.

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Publiée

2014-06-24

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Hjarvard, S. (2014). Midiatização: conceituando a mudança social e cultural. MATRIZes, 8(1), 21-44. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p21-44