Teorías de rango medio en comunicación: elementos constitutivos para un enfoque de comunicación como cultura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i2p95-118Parole chiave:
Comunicación;, Teoría;, Investigación;, Cultura;, Enseñanza;Abstract
Este artigo examina e discute os pressupostos metateóricos que devem ser levados em consideração no ensino de uma Teoria de Médio Alcance (TMA) em Comunicação. Primeiro, ele examina as abordagens teóricas e modelos mais amplos para destacar a funcionalidade dos pressupostos metateóricos ontológicos e epistemológicos. Num segundo momento, discute criticamente as implicações históricas da construção de um TMA em Comunicação com foco na integração descritiva de um Modelo Constitutivo de Comunicação como Cultura (MCCC). A partir da análise de fontes primárias e secundárias especializadas no assunto, o método de comparação constante da teoria fundamentada foi aplicado para elaborar as relações argumentativas que constituem o quadro teórico conceitual integrado da MCCC. O MCCC pode ser concebido como um TMA em Comunicação, uma vez que sua proposta teórica conceitual e sua abordagem interpretativa e heurística oferecem um poderoso suporte para abordar problemas simples e complexos na prática real do especialista em Comunicação
Downloads
Riferimenti bibliografici
Argyris, C. (1995). Knowledge when used in practice tests theory: The case of applied communication research. In K. Cissna (Ed.), Applied communication in the 21st century (pp. 1-19). Routledge.
Belgrave, L., & Seide, K. (2019). Grounded theory methodology: Principles and practices. In P. Liamputtong (Ed.), Handbook of research methods in health social sciences (pp. 299-316). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-10-5251-4_84
Calhoun, C. (2017). Integrating the social sciences. In R. Frodeman, J. Klein, & R. Pacheco (Eds.), The Oxford handbook of interdisciplinarity (pp. 117-130). Oxford University Press.
Carey, J. (2009). Communication as culture: Essays on media and society. Routledge.
Corbin, J., & Strauss, A. (2014). Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory. Sage.
Craig, R. (1999). Communication theory as a field. Communication theory, 9(2), 119-161. https://doi.org/10.1111/j.1468-2885.1999.tb00355.x
Craig, R. (2007). Pragmatism in the field of communication theory. Communication Theory, 17(2), 125-145. https://doi.org/10.1111/j.1468-2885.2007.00292.x
Craig, R. (2013). Theories and models of communication. De Gruyter Mouton. https://doi.org/10.1515/9783110240450
Craig, R. (2015). The constitutive metamodel: A 16-year review. Communication Theory, 25(4), 356-374. https://doi.org/10.1111/comt.12076
Craig, R. (2016). Pragmatist realism in communication theory. Empedocles: European Journal for the Philosophy of Communication, 7(2), 115-128. https://doi.org/10.1386/ejpc.7.2.115_1
Craig, R. (2018). For a practical discipline. Journal of Communication, 68(2), 289-297. https://doi.org/10.1093/joc/jqx013
Craig, R. (2019). Welcome to the metamodel: A reply to Pablé. Empedocles: European Journal for the Philosophy of Communication, 10(1), 101-108. https://doi.org/10.1386/ejpc.10.1.101_1
Craig, R., & Tracy, K. (1995). Grounded practical theory: The case of intellectual discussion. Communication Theory, 5(3), 248-272. https://doi.org/10.1111/j.1468-2885.1995.tb00108.x
Cushman, D., & Craig, R. (1976). Communication systems: Interpersonal implications. In G. R. Miller (Ed.), Explorations in interpersonal communication (pp. 37-58). Sage.
Dewey, J. (1916). Democracy and education. Macmillan.
Dewey, J. (1934). Art as experience. Balch.
Durham, M., & Kellner, D. (Eds.). (2012). Media and cultural studies: Keyworks (2a ed.). John Wiley & Sons.
Hine, C. (2007). Multi-sited ethnography as a middle range methodology for contemporary STS. Science, Technology, & Human Values, 32(6), 652-671. https://doi.org/10.1177/0162243907303598
Jørgensen, U. (2001). Grounded theory: Methodology and theory construction. In N. Smelser & P. Baltes (Eds.), International encyclopedia of the social & behavioral sciences (pp. 6396-6399). Elsevier.
León-Duarte, G. (2002). Teorías e investigación de la comunicación en América Latina. Situación actual. Ámbitos: Revista Internacional de Comunicación, (7-8), 19-47. https://bit.ly/3gW26zw
León-Duarte, G. (2010). Sobre la institucionalización de la comunicación en América Latina. Pearson.
León-Duarte, G. (2015a, 5-7 de outubro de 2015). Transformaciones en el campo de estudios de la Comunicación en América Latina. Perspectivas epistemológicas y éticas en torno a la generación, la apropiación y la divulgación del conocimiento [Conferência magistral]. XV Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social, FELAFACS 2015. Medellín, Colombia.
León-Duarte, G. (2015b). La práctica interdisciplinaria aplicada al estudio de la comunicación y la información mediada por tecnología digital. RICSH: Revista Iberoamericana de las Ciencias Sociales y Humanísticas, 4(8), 363-381. https://bit.ly/2SuT832
León-Duarte, G. (2019). Aportes teóricos a la investigación del campo periodístico. Sentidos y significados desde el Campo Intelectual Creador. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, 42(3), 41-59. https://doi.org/10.1590/1809-5844201932
Marcus, G. (1998). Ethnography through thick and thin. Princeton University Press.
Merton, R. (1968). Social theory and social structure. Free Press.
Sapienza, Z. S., Iyer, N., & Veenstra, A. S. (2015). Reading Lasswell’s model of communication backward: Three scholarly misconceptions. Mass Communication and Society, 18(5), 599-622. https://doi.org/10.1080/15205436.2015.1063666
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Gli autori che pubblicano in questa rivista accettano i seguenti termini:
- Gli autori mantengono il copyright e concedono alla rivista il diritto alla prima pubblicazione, con il lavoro simultaneamente concesso in licenza in base alla Licenza di attribuzione Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0) che consente la condivisione dell'opera con riconoscimento di paternità e pubblicazione iniziale in questo giornale per scopi non commerciali.
- Gli autori sono autorizzati ad assumere contratti aggiuntivi separatamente, per la distribuzione non esclusiva della versione dell'opera pubblicata in questa rivista (ad esempio, pubblicazione in un archivio istituzionale o come capitolo di un libro), con riconoscimento di paternità e pubblicazione iniziale in questa rivista.