As estratégias dos grupos de comunicação na alvorada do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p97-109Parole chiave:
mercado de livro, indústria global, financeirizaçãoAbstract
O início da década de 1980 marcou o aparecimento de uma indústria global de comunicação,desprezando as fronteiras políticas. Tendo escolhido o modelo de integração vertical,as empresas mais empreendedoras passaram à ação, multiplicando as aquisiçõese investindo na reestruturação completa do mercado do livro. Para tentar compreenderessas mutações, é preciso se deter na viragem que representou a financeirização davida econômica durante esses últimos vinte anos. Nada poderia estar mais longe daverdade, no entanto, para concluir esta análise, que o triunfo de uma determinadaempresa sobre seus concorrentes. O estudo dos movimentos muitas vezes irregularesque ocorreram em todo o mundo editorial nos últimos quinze anos confirma o carátersempre provisório dos equilíbrios observados em um dado momento.Downloads
La data di download non è ancora disponibile.
Pubblicato
2012-12-11
Fascicolo
Sezione
Dossiê
Licenza
Gli autori che pubblicano in questa rivista accettano i seguenti termini:
- Gli autori mantengono il copyright e concedono alla rivista il diritto alla prima pubblicazione, con il lavoro simultaneamente concesso in licenza in base alla Licenza di attribuzione Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0) che consente la condivisione dell'opera con riconoscimento di paternità e pubblicazione iniziale in questo giornale per scopi non commerciali.
- Gli autori sono autorizzati ad assumere contratti aggiuntivi separatamente, per la distribuzione non esclusiva della versione dell'opera pubblicata in questa rivista (ad esempio, pubblicazione in un archivio istituzionale o come capitolo di un libro), con riconoscimento di paternità e pubblicazione iniziale in questa rivista.
Come citare
Mollier, J.-Y. (2012). As estratégias dos grupos de comunicação na alvorada do século XXI. MATRIZes, 6(1-2), 97-109. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p97-109