As estratégias dos grupos de comunicação na alvorada do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p97-109Palavras-chave:
mercado de livro, indústria global, financeirizaçãoResumo
O início da década de 1980 marcou o aparecimento de uma indústria global de comunicação,desprezando as fronteiras políticas. Tendo escolhido o modelo de integração vertical,as empresas mais empreendedoras passaram à ação, multiplicando as aquisiçõese investindo na reestruturação completa do mercado do livro. Para tentar compreenderessas mutações, é preciso se deter na viragem que representou a financeirização davida econômica durante esses últimos vinte anos. Nada poderia estar mais longe daverdade, no entanto, para concluir esta análise, que o triunfo de uma determinadaempresa sobre seus concorrentes. O estudo dos movimentos muitas vezes irregularesque ocorreram em todo o mundo editorial nos últimos quinze anos confirma o carátersempre provisório dos equilíbrios observados em um dado momento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2012-12-11
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Mollier, J.-Y. (2012). As estratégias dos grupos de comunicação na alvorada do século XXI. MATRIZes, 6(1-2), 97-109. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p97-109