Comunicação, disciplina indiciária
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i2p73-88Palavras-chave:
fi eld of communication, evidentiary paradigm, epistemological models, inferenceResumo
O artigo refl ete sobre a presença de estudos de caso na pesquisa comunicacional, relacionando-os ao paradigma indiciário. Explicita como características desse modelo epistemológico: o estudo de casos; a busca de indícios para percepção de fenômenos mais complexos; a distinção entre indícios essenciais e acidentais; e a articulação entre indícios para elaboração de inferências. Sobre os indícios articulados, considera a construção de modelos interpretativos em dois níveis de inferências: sobre regras internas de funcionamento do caso e sobre sua inserção em contextos de interesse do pesquisador.Downloads
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Publicado
2008-04-15
Edição
Seção
Dossiê
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Como Citar
Braga, J. L. (2008). Comunicação, disciplina indiciária. MATRIZes, 1(2), 73-88. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i2p73-88