O Vigia/Watchman: spectral women

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e230346

Keywords:

Gender, Spectatorship, Specters, Watchmen, 1984

Abstract

It aims to continue the analysis of previous articles that relate the works O Vigia/Watchman by the artist Flávio CRO, the comic book Watchmen by Alan Moore and Dave Gibbons, and the literary work 1984 by George Orwell, based on possible perceptions about the feminine in these works. The analysis is based on feminist studies on gender and spectatorship with Teresa de Lauretis and Laura Mulvey, observing the continuities and displacements of the image of women in the tradition of pop culture products. Additionally, we raise the issues of Jacques Derrida's specters as traces of the presence/absence of the feminine in the plots analyzed. For the most part, the female characters in those productions are placed in secondary positions that serve the purpose of supporting the construction of the characters of the heroes and anti-heroes in the story. The associations of the names of the “Spectral” characters (mother and daughter) can be seen as a possible denunciation and pointing out of the ghostly place of these female bodies in the comic book tradition, just as the existence of the character Júlia is mediated by the memory and spectral voice of Winston in 1984.

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Author Biographies

  • Flávio Célio Rodrigues Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutorando e bolsista no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-EBA-UFRJ). Artista visual, assina seus trabalhos como Flávio CRO. Realiza experimentações mesclando esporte e acontecimentos do cotidiano com artes visuais.  Atuo nas encruzilhadas do experimentalismo e hibridismo da Arte Contemporânea. Ao jogar com as potências poéticas do cotidiano, esses pequenos acontecimentos do dia a dia, como comer, pedalar ou varrer, noto que a apropriação e o esporte compõem comigo desde a juventude. Esse treinamento me propicia formas de aprender com minhas contradições e de romper com meus limites através da arte, tendo na memória da minha história pessoal, fonte para o desempenho desse fazer através do desenho, fotografia, performance ou vídeo. Doutorando e bolsista CAPES em Artes Visuais pelo PPGAV da EBA-UFRJ; mestre, pós-graduado, graduado e licenciado em artes pela UEMG; Técnico em Informática pelo Colégio Brasileiro. Participo de exposições internacionais, nacionais, coleções públicas e privadas.

  • Aryanne de Oliveira Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto

    Jornalista, escritora e pesquisadora, busca aprofundar o entendimento do entrelaçamento entre as teorias da comunicação, a linguagem audiovisual e as construções das noções de gênero na cultura pop, em diálogo com a perspectiva teórica feminista. Integra o grupo de pesquisa "Ponto: afetos, gêneros e narrativas", com pesquisadores da UFOP e UNB. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP, 2022), integrou a linha de pesquisa "Práticas comunicacionais e tempo social" e realizou estágio docência na disciplina "Comunicação e Estudos Culturais" para alunos da graduação da mesma instituição. Na dissertação, "The Handmaid's Tale e a emergência de uma situação comunicacional", pesquisou as dimensões temporais e materiais que potencializaram o transbordamento da série televisiva em manifestações feministas inspiradas nos símbolos da peça audiovisual. É bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2014). Como jornalista, atua com comunicação corporativa, mídias digitais, branding e endomarketing.

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Published

2024-10-30

How to Cite

Oliveira, F. C. R., & Araújo, A. de O. . (2024). O Vigia/Watchman: spectral women. 9 Arte (São Paulo), e230346. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e230346