(Re)produzindo o terror: uma análise da série Guerra Civil

Autores/as

  • Francisco O. Dourado Veloso The Hong Kong Polytechnic University

Resumen

Após os eventos de 11/9 os conceitos de ‘terrorismo’ e ‘terrorista’ tornaram-se centrais para a execução de ações institucionais e governamentais, preenchendo o vazio retórico deixado pelo fim da Guerra Fria e a representação do comunismo/comunista como ameaça constante. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo analizar a (re)construção discursiva de terrorismo na série Guerra Civil (Civil War, em Marvel Comics Inc), que discute limites de privacidade e controle do Estado. A análise demonstra que, embora a minissérie levante questões polêmicas sobre os limites para o controle do Estado, ela reforça a imagem discursiva do terrorismo como perigo iminente, um processo de clonagem do terror que requer e autoriza a intervenção do Estado.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Francisco O. Dourado Veloso, The Hong Kong Polytechnic University
    Professor de Linguistica Aplicada, atuando nas áreas de análise do discurso, linguistica sistemico-funcional, multimodalidade, cultura pop,

Publicado

2015-11-18

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Veloso, F. O. D. (2015). (Re)produzindo o terror: uma análise da série Guerra Civil. 9ª Arte (São Paulo), 4(2), 25-34. https://revistas.usp.br/nonaarte/article/view/137018