Histórias em quadrinhos digitais: linguagem e convergência digital

Auteurs

  • Thiago da Silva Krening UFRGS
  • Tânia Luisa Koltermann da Silva UFRGS
  • Régio Pierre da Silva UFRGS

Résumé

As histórias em quadrinhos (HQs) como conhecidas atualmente surgiram em fins do século XIX. Desde então muito mudou neste meio, e atualmente as transformações têm sido ainda maiores devido à convergência digital. Novas possibilidades de narrativa a partir de recursos digitais estão surgindo, fazendo com que alguns autores questionem se o que se tem produzido ainda são histórias em quadrinhos ou seriam uma nova linguagem híbrida. Este artigo tem o objetivo de discutir definições de histórias em quadrinhos digitais através de um levantamento bibliográfico, apresentando a evolução destas e confrontando-as com conceitos de hipermídia e multimídia. Por fim, pontuam-se exemplos de HQs digitais que utilizam os recursos apontados na bibliografia.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Thiago da Silva Krening, UFRGS
    Graduado em Desenho Industrial - Programação Visual pela UFSM, especialista em Cinema pela Unifra e mestrando do curso de Design da UFRGS.

Téléchargements

Publiée

2015-11-27

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Krening, T. da S., Silva, T. L. K. da, & Silva, R. P. da. (2015). Histórias em quadrinhos digitais: linguagem e convergência digital. 9ª Arte (São Paulo), 4(2), 35-44. https://revistas.usp.br/nonaarte/article/view/137019