Tragédia na escola: quadrinhos, percepção e representação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e219554

Mots-clés :

História em quadrinhos, Linguagem, Percepção de mundo, Representação, Performatividade

Résumé

Pretende-se mostrar a percepção dos cartunistas Alisson Affonso, Genildo e Daniel Lafayette sobre duas tragédias ocorridas em 2023, em ambiente escolar, relacionando linguagem, representação e performatividade. Em 27 de março, a professora Beth foi morta por um adolescente (13 anos), em São Paulo. Em 5 de abril, um homem matou quatro crianças em uma creche, em Blumenau, Santa Catarina. A análise de seis textos em quadrinhos, publicados no Instagram, baseia-se na compreensão da linguagem quadrinística (Acevedo, 1990; Cagnin, 2014; Eisner, 2010; Ramos, 2010). Também são estabelecidas relações entre percepção de mundo, representação e performatividade (Austin, 1990; Borges, 2004; Marcondes Filho, 2006; Rajagopalan, 2003). Os quadrinistas compartilham a linguagem, mas não percebem e representam as duas tragédias igualmente. Realizam escolhas, assumem responsabilidades quando os textos se tornam públicos. Atuam como “porta-vozes” das vítimas (Alisson e Genildo), críticos da sociedade e do bolsonarismo (Lafayette, Genildo e Motta).

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Biographie de l'auteur

  • Maria Isabel Borges, Universidade Estadual de Londrina

    Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisa histórias em quadrinhos e orienta trabalhos a respeito no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL). Coordenadora do projeto de pesquisa “Quadrinhos e análise linguística: as personagens em atuação nas novelas gráficas”.

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Publiée

2023-12-11

Comment citer

Borges, M. I. (2023). Tragédia na escola: quadrinhos, percepção e representação. 9ª Arte (São Paulo), e219554. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e219554