Adaptações literárias e formação do leitor hoje

Auteurs

  • Patricia Kátia da Costa Pina Universidade do Estado da Bahia

Résumé

Este artigo discute alguns dos desafios que
cercam a leitura na contemporaneidade, em face das
novas, diferentes e sedutoras linguagens que nos
cercam, tendo como objeto de estudo o romance Dom
Quixote das crianças, de Monteiro Lobato, em sua
versão literária e em HQ. Preocupam-me o lugar que a
leitura ocupa no cotidiano de estudantes hoje, bem
como as estratégias autorais e,ou editoriais para
torná-la prazerosa e competitiva, em relação aos games,
à TV, ao cinema etc. O objetivo é investigar estratégias
para a leitura do adaptações quadrinísticas, que
enfatizam o lúdico, podendo funcionar como forma de
apreensão do mundo e construção simbólica de
identidades. Para tanto, discutir-se-ão as perspectivas
de Ramos, Vergueiro, Hutcheon, bem como as afirmações
de Aguiar, Cosson, entre outros, no sentido de se
definir o ato da leitura como ação lúdica, como jogo,
que envolve uma interação autor/editor-texto/imagemleitor
e que prevê inúmeras possibilidades de mediação.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Patricia Kátia da Costa Pina, Universidade do Estado da Bahia
    Professora doutora da Universidade do Estado da Bahia

Téléchargements

Publiée

2014-12-09

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático

Comment citer

Pina, P. K. da C. (2014). Adaptações literárias e formação do leitor hoje. 9ª Arte (São Paulo), 3(2), 79-104. https://revistas.usp.br/nonaarte/article/view/99681