“Ninety million in action” – technical aspects of television broadcasting of World Cup in 1970 for Brazil

Authors

  • Tatiana Zuardi Ushinohama Mestra em Comunicação Midiática - UNESP, FAAC; Pós-Graduada em Linguagem, Cultura e Mídia - UNESP, FAAC; Graduada em Comunicação Social: habilitação em Radialismo - UNESP, FAAC; e em Educação Física (Licenciatura Plena) - UNESP, FC. Participante do Grupo de Estudos Socioculturais, Histórico e Pedagógicos da Educação Física (GEFESC) - UNESP, FC; do Grupo de Análise do Audiovisual (GRAAu) - UNESP, FAAC; do Grupo de Estudos Audiovisual (GEA) - UNESP, FAAC e do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF) - UNESP, FAAC.
  • José Carlos Marques Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru) e integra o Departamento de Ciências Humanas da mesma instituição. É Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciou-se em Letras (Português Francês) pela Universidade de São Paulo. Durante dois mandatos (2008-2011 e 2011-2014) foi o Diretor Administrativo da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. É autor do livro O futebol em Nelson Rodrigues (2ªed., São Paulo: Educ, 2012) e de diversos artigos em que discute as relações entre a comunicação e o esporte. É líder do GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol) e integrante do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.84819

Keywords:

Soccer, Broadcasting, World Cup, Television

Abstract

It is not the intention of this paper analyze the political issues that, in
Brazil, involved the World Cup Soccer in 1970. This paper aims to present some
reflections on how was the broadcasting of football matches for world and for
the Brazilian public, which received live from Mexico in black and white (although
the imaging has been in colors, Brazil only would have this television system from
1972).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Tatiana Zuardi Ushinohama, Mestra em Comunicação Midiática - UNESP, FAAC; Pós-Graduada em Linguagem, Cultura e Mídia - UNESP, FAAC; Graduada em Comunicação Social: habilitação em Radialismo - UNESP, FAAC; e em Educação Física (Licenciatura Plena) - UNESP, FC. Participante do Grupo de Estudos Socioculturais, Histórico e Pedagógicos da Educação Física (GEFESC) - UNESP, FC; do Grupo de Análise do Audiovisual (GRAAu) - UNESP, FAAC; do Grupo de Estudos Audiovisual (GEA) - UNESP, FAAC e do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF) - UNESP, FAAC.
    Mestra em Comunicação Midiática - UNESP, FAAC; Pós-Graduada em Linguagem, Cultura e Mídia - UNESP, FAAC; Graduada em Comunicação Social: habilitação em Radialismo - UNESP, FAAC; e em Educação Física (Licenciatura Plena) - UNESP, FC. Participante do Grupo de Estudos Socioculturais, Histórico e Pedagógicos da Educação Física (GEFESC) - UNESP, FC; do Grupo de Análise do Audiovisual (GRAAu) - UNESP, FAAC; do Grupo de Estudos Audiovisual (GEA) - UNESP, FAAC e do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF) - UNESP, FAAC.
  • José Carlos Marques, Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru) e integra o Departamento de Ciências Humanas da mesma instituição. É Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciou-se em Letras (Português Francês) pela Universidade de São Paulo. Durante dois mandatos (2008-2011 e 2011-2014) foi o Diretor Administrativo da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. É autor do livro O futebol em Nelson Rodrigues (2ªed., São Paulo: Educ, 2012) e de diversos artigos em que discute as relações entre a comunicação e o esporte. É líder do GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol) e integrante do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas)
    Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru) e integra o Departamento de Ciências Humanas da mesma instituição. É Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciou-se em Letras (Português Francês) pela Universidade de São Paulo. Durante dois mandatos (2008-2011 e 2011-2014) foi o Diretor Administrativo da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. É autor do livro O futebol em Nelson Rodrigues (2ªed., São Paulo: Educ, 2012) e de diversos artigos em que discute as relações entre a comunicação e o esporte. É líder do GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol) e integrante do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas)

Published

2015-06-17

Issue

Section

ARTICLES

How to Cite

“Ninety million in action” – technical aspects of television broadcasting of World Cup in 1970 for Brazil. (2015). Novos Olhares, 4(1), 221-233. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.84819