“Noventa milhões em ação” – aspectos técnicos da transmissão televisiva do mundial de futebol de 1970 para o Brasil

Autores/as

  • Tatiana Zuardi Ushinohama Mestra em Comunicação Midiática - UNESP, FAAC; Pós-Graduada em Linguagem, Cultura e Mídia - UNESP, FAAC; Graduada em Comunicação Social: habilitação em Radialismo - UNESP, FAAC; e em Educação Física (Licenciatura Plena) - UNESP, FC. Participante do Grupo de Estudos Socioculturais, Histórico e Pedagógicos da Educação Física (GEFESC) - UNESP, FC; do Grupo de Análise do Audiovisual (GRAAu) - UNESP, FAAC; do Grupo de Estudos Audiovisual (GEA) - UNESP, FAAC e do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF) - UNESP, FAAC.
  • José Carlos Marques Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru) e integra o Departamento de Ciências Humanas da mesma instituição. É Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciou-se em Letras (Português Francês) pela Universidade de São Paulo. Durante dois mandatos (2008-2011 e 2011-2014) foi o Diretor Administrativo da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. É autor do livro O futebol em Nelson Rodrigues (2ªed., São Paulo: Educ, 2012) e de diversos artigos em que discute as relações entre a comunicação e o esporte. É líder do GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol) e integrante do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.84819

Palabras clave:

Futebol, Transmissão televisiva, Copa do Mundo, Televisão

Resumen

Este artigo, longe de problematizar as questões políticas que envolveram aquele campeonato do mundo, apresentará algumas reflexões a respeito de como se deu a transmissão televisiva dos jogos de futebol para o mundo todo e para o público brasileiro, que recebeu os sinais diretamente do México em preto e branco (embora a geração de imagens tenha sido em cores, o Brasil só disporia desse sistema de recepção a partir de 1972).

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Biografía del autor/a

  • Tatiana Zuardi Ushinohama, Mestra em Comunicação Midiática - UNESP, FAAC; Pós-Graduada em Linguagem, Cultura e Mídia - UNESP, FAAC; Graduada em Comunicação Social: habilitação em Radialismo - UNESP, FAAC; e em Educação Física (Licenciatura Plena) - UNESP, FC. Participante do Grupo de Estudos Socioculturais, Histórico e Pedagógicos da Educação Física (GEFESC) - UNESP, FC; do Grupo de Análise do Audiovisual (GRAAu) - UNESP, FAAC; do Grupo de Estudos Audiovisual (GEA) - UNESP, FAAC e do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF) - UNESP, FAAC.
    Mestra em Comunicação Midiática - UNESP, FAAC; Pós-Graduada em Linguagem, Cultura e Mídia - UNESP, FAAC; Graduada em Comunicação Social: habilitação em Radialismo - UNESP, FAAC; e em Educação Física (Licenciatura Plena) - UNESP, FC. Participante do Grupo de Estudos Socioculturais, Histórico e Pedagógicos da Educação Física (GEFESC) - UNESP, FC; do Grupo de Análise do Audiovisual (GRAAu) - UNESP, FAAC; do Grupo de Estudos Audiovisual (GEA) - UNESP, FAAC e do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF) - UNESP, FAAC.
  • José Carlos Marques, Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru) e integra o Departamento de Ciências Humanas da mesma instituição. É Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciou-se em Letras (Português Francês) pela Universidade de São Paulo. Durante dois mandatos (2008-2011 e 2011-2014) foi o Diretor Administrativo da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. É autor do livro O futebol em Nelson Rodrigues (2ªed., São Paulo: Educ, 2012) e de diversos artigos em que discute as relações entre a comunicação e o esporte. É líder do GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol) e integrante do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas)
    Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru) e integra o Departamento de Ciências Humanas da mesma instituição. É Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciou-se em Letras (Português Francês) pela Universidade de São Paulo. Durante dois mandatos (2008-2011 e 2011-2014) foi o Diretor Administrativo da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. É autor do livro O futebol em Nelson Rodrigues (2ªed., São Paulo: Educ, 2012) e de diversos artigos em que discute as relações entre a comunicação e o esporte. É líder do GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol) e integrante do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas)

Publicado

2015-06-17

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

Ushinohama, T. Z., & Marques, J. C. (2015). “Noventa milhões em ação” – aspectos técnicos da transmissão televisiva do mundial de futebol de 1970 para o Brasil. Novos Olhares, 4(1), 221-233. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.84819