Automatismo fotográfico e retorno ao manual

modos de existência e prática de fotografia através do smartphone

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.162086

Palabras clave:

Fotografia, Smartphone, Modos de Existência

Resumen

Busca-se neste artigo perceber as oscilações entre uma continuidade automática dos processos fotográficos e as possibilidades de “retorno ao manual” – suspensões momentâneas do próprio automatismo fotográfico. Para esta análise, utiliza-se como guia a antropologia dos modernos de Bruno Latour, por meio da qual desenvolve-se a noção de automatismo fotográfico enquanto um cruzamento entre os modos de existência da técnica e do hábito. Apresentamos tais práticas por meio do relato de sete pessoas acostumadas a utilizar o smartphone para fotografar, demonstrando como elas, além de suspenderem momentaneamente o automatismo do aparelho, possibilitam novos direcionamentos para as mediações em torno dos processos fotográficos.

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Biografía del autor/a

  • Leonardo Pastor, Universidade Federal da Bahia

    Doutorando e bolsista Capes pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (Lab404). Membro do Núcleo de Estudos em Ciências Sociais, Ambiente e Saúde (ECSAS). 

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Publicado

2019-12-06

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

Pastor, L. (2019). Automatismo fotográfico e retorno ao manual: modos de existência e prática de fotografia através do smartphone. Novos Olhares, 8(2), 110-120. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.162086