Construindo um conceito neodesenvolvimentista de economia criativa no Brasil: Política cultural na era do novo MinC

Autores/as

  • Leonardo De Marchi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.69826

Palabras clave:

Economia criativa, Desenvolvimento, Políticas culturais.

Resumen

Neste artigo, busca-se compreender a especificidade da recente política cultural do Ministério da Cultura (MinC) para o fomento da economia criativa no país. Buscando estabelecer um parâmetro para realizar futuras pesquisas comparativas em políticas culturais, defende-se que a abordagem do MinC à economia criativa difere da de outros países na medida em que alinha esse ministério às políticas neodesenvolvimentistas dos governos do Partido dos Trabalhadores (PT). A partir de uma comparação com o caso britânico, analisa-se o Plano da Secretaria da Economia Criativa 2011-2014 a fim de demonstrar a construção de um conceito local e neodesenvolvimentista de economia criativa. Conclui-se que há diferenças entre as concepções de políticas culturais adotadas mesmo que sob a bandeira da economia criativa.

 

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Biografía del autor/a

  • Leonardo De Marchi

    Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Bolsista de Pós-Doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), São Paulo, Brasil.
    E-mail: leonardodemarchi@gmail.com

Publicado

2013-12-30

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

De Marchi, L. (2013). Construindo um conceito neodesenvolvimentista de economia criativa no Brasil: Política cultural na era do novo MinC. Novos Olhares, 2(2), 37-48. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.69826