A Música de André Abujamra no Cinema Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90213Palavras-chave:
André Abujamra, trilha sonora, cinema brasileiro, músicaResumo
O artigo expõe os resultados de uma primeira abordagem sobre a música de André Abujamra no cinema brasileiro, especificamente nos filmes Durval Discos (Anna Muylaert, 2002); Castelo Rá-Tim-Bum, O Filme (Cao Hamburger, 1999) e Bicho de Sete Cabeças (Laís Bodanzky, 2001). Aborda-se o percurso musical do artista no cinema nacional, buscando a relação entre seus projetos fonográficos e suas composições para cinema. Busca-se o exercício da possibilidade de uma análise fílmica a partir da trilha sonora das obras cinematográficas e de conceitos pertinentes ao universo sonoro no audiovisual. Parte-se da análise estética e contextual das obras com trilha sonora assinada pelo artista, de sua biografia e das formulações teóricas relacionadas ao som e à música de cinema, presente nas obras de autores como Gorbman (1987), Chion (1993), Martin (2003), Carrasco (2003), Costa (2008), entre outros.
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