Arruído rumor

Authors

  • Mario Tommaso Mestrando em Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2010.119109

Keywords:

Série Teses e Dissertações

Abstract

O Programa de Pós-graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, em projeto fi nanciado pela CAPES através do PROEX, lançou, em 2008, a Série Teses e Dissertações. A coleção reúne dezesseis trabalhos apresentados para o obtenção de títulos de Mestre e Doutor em Literatura Brasileira, produzidos durante os dois anos anteriores. Foram contempladas as diversas linhas de pesquisa atualmente em vigor, representando uma importante diversidade em termos de períodos e gêneros literários, bem como diversas abordagens metodológicas e modalidades de discurso crítico. Os exemplares não são comercializados, mas podem ser encontrados nas mais importantes bibliotecas públicas do país. O projeto, idealizado pelo professor Jaime Ginzburg, tem como objetivo dar maior visibilidade aos trabalhos acadêmicos, valorizando o livro como forma privilegiada de circulação do material.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Mario Tommaso, Mestrando em Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo
    Mestrando em Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo

References

ALVES, Roberta Hernandes. A cesta de costura e a escrivaninha. Uma leitura de gênero da obra de Rachel de Queiroz.

BOAVENTURA, Cristiana Tiradentes. A crítica de Ana Cristina Cesar em Escritos no Rio.

CERELLO, Adriana Gabriel. O livro nos textos jesuíticos do século XVI: edição, produção e circulação de livros nas cartas dos jesuítas na América Portuguesa (1549 – 1563).

CHRISTIAN, Dadie Kacou. Um africano lê Macunaíma: uma interpretação da rapsódia de Mario de Andrade com base em elementos literários e culturais negro-africanos.

COELHO, Márcia Azevedo . Muito siso e pouco riso: a comédia conservadora de França Junior.

CORONEL, Luciana. Entre a solidão e o sucesso: análise da metaficção e da intertextualidade da produção ficcional de Rubem Fonseca entre os anos 60 e 80.

CRUZ, Laura Camilo dos Santos. Estudo da evolução da linguagem naturalista de Aluísio de Azevedo em O Mulato sob uma perspectiva genética.

ESTEVES, Suely Maria Perucci. A Ópera de Demoofonte em Trácia: tradução e adaptação de Demofoonte, de Metatásio, atribuídas a Claudio Manoel da Costa, Glauceste Satúrnio.

FREIRE, José Alonso Torres. Entre construções e ruínas: o espaço em romances de Dalcídio Jurandir e Milton Hatoum.

GRANDO, Marizete Liamar. O processo de produção ficcional do romance Casa de pensão.

JAFFE, Noemi. Do princípio às criaturas: análise de A cidade e os livros de Antônio Cícero.

LIMA, Djalma Espedito de. A épica de Cláudio Manoel da Costa. Uma leitura do poema Vila Rica.

MACHADO, Márcia Regina Jaschke. Manuscritos de outros escritores nos arquivos de Mario de Andrade: perspectivas de estudo.

ORNELLAS, Clara Ávila. O conto na obra de João Antônio: uma poética da exclusão.

RABELO, Adriano de Paula. A Melodia, a palavra, a dialética: o teatro de Chico Buarque.

SILVA Jr, Jonas Alves da. Doces modinhas pra Iaiá, buliçosos lundus para Ioiô: poesia romântica e música popular no Brasil do século XIX.

Published

2010-12-17

Issue

Section

Resenha