O performativo em Diário da catástrofe brasileira: uma análise da assinatura de Ricardo Lísias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2020.165848Palavras-chave:
Literatura contemporânea, Performativo, Iterabilidade, Assinatura, Ricardo LísiasResumo
Na série de ebooks Diário da catástrofe brasileira (2019, 2020), de Ricardo Lísias, são notáveis a expressiva referência à forma do material, o aproveitamento das tecnologias e o trânsito entre vida e obra, características que já estavam presentes em textos anteriores do autor, ainda que de outra maneira. Sendo assim, proponho uma discussão sobre o performativo (AUSTIN, 1998; DERRIDA, 1991; FISH, 1982) nos ebooks e na relação que estabelecem com publicações precedentes de Lísias, partindo da hipótese de que, performativamente, o autor lança mão de certas estratégias a favor da circulação de sua assinatura no campo literário e, sobretudo, considerando o contexto da literatura contemporânea, que, conforme defendo, faz emergir novas questões para pensarmos o performativo e seus desdobramentos.
Downloads
Referências
AGUILAR, Gonzalo; CÁMARA, Mario. A máquina performática: a literatura no campo experimental. Tradução de Gênese Andrade. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
AUSTIN, John. Performativo-Constativo. Tradução de Paulo Ottoni. In: OTTONI, Paulo. Visão performativa da linguagem. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.
CUNHA, Eduardo (pseudônimo). Diário da cadeia: com trechos da obra inédita Impeachment. Rio de Janeiro: Record, 2017.
DERRIDA, Jacques. Assinatura Acontecimento Contexto. In: DERRIDA, Jacques. Limited Inc. Tradução Constança Marcondes Cesar. Campinas: Papirus, 1991. p. 11-37.
FISH, Stanley. With the Compliments of the Author: Reflections on Austin and Derrida. (Critical Inquiry The University Of Chicago Press), Chicago, v. 8, n. 4, p.693-721, 1982. Disponível em: <https://bit.ly/32wMU1t>. Acesso em: 7 out. 2018.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos Estranhos: Sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2014. EPUB. Não paginado.
KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. 3. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.
LÍSIAS, Ricardo. Diário da catástrofe brasileira I – transição. Kindle Direct Publishing, Amazon: 2018a. eBook Kindle. Não paginado.
LÍSIAS, Ricardo. Diário da catástrofe brasileira I – transição (2ª versão). Kindle Direct Publishing, Amazon: 2018b. eBook Kindle. Não paginado.
LÍSIAS, Ricardo. Diário da catástrofe brasileira I – transição (3ª versão). Kindle Direct Publishing, Amazon: 2019a. eBook Kindle. Não paginado.
LÍSIAS, Ricardo. Diário da catástrofe brasileira II – a pulsão de morte no poder. Kindle Direct Publishing, Amazon: 2019b. eBook Kindle. Não paginado.
LÍSIAS, Ricardo. Diário da catástrofe brasileira III – o nazifascismo se consolida. Kindle Direct Publishing, Amazon: 2019d. eBook Kindle. Não paginado.
LÍSIAS, Ricardo. Diário da catástrofe brasileira IV – o corpo de Lula. Kindle Direct Publishing, Amazon: 2019c. eBook Kindle. Não paginado.
LÍSIAS, Ricardo. Divórcio. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2013.
LÍSIAS, Ricardo. Delegado Tobias. São Paulo: E-galáxia, 2014. EPUB. Não paginado.
LÍSIAS, Ricardo. “Há dificuldade de aceitação, no Brasil, do aspecto ideológico da arte”. 2014. Entrevista concedida a Éder Silveira e Milton Ribeiro. Disponível em: <https://bit.ly/2PBpZz8>. Acesso em: 14 set. 2019.
LÍSIAS, Ricardo. O Céu dos suicidas. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2012.
LÍSIAS, Ricardo. O livro dos mandarins. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2009.
LÍSIAS, Ricardo. Sem título: uma performance contra Sérgio Moro. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2018c.
LISIAS, Ricardo. Sobre a arte e o amor. [S. l.]. 2011. Não publicado.
MARCONDES, Danilo. Prefácio. In: OTTONI, Paulo. Visão performativa da linguagem. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.
OTTONI, Paulo. Visão performativa da linguagem. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.
SILVA, Daniel; VERAS, Viviane. Da teoria dos atos de fala à nova pragmática: os legados de John L. Austin e Kanavillil Rajagopalan. Delta: Documentação e estudos em linguística teórica e aplicada, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 5-19, 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2rorcQl>. Acesso em: 12 ago. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Opiniães não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.