A estética brechtiana na dramaturgia de Ponto de partida
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2021.185955Palavras-chave:
Dramaturgia brasileira , Dramaturgia épica, Ditadura militar, Gianfrancesco Guarnieri, Bertolt BrechtResumo
Este artigo tem o objetivo de reconhecer elementos do teatro brechtiano na dramaturgia da peça Ponto de partida (1976), escrita por Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006). Para tanto, consultei materiais primários e bibliográficos acerca do teatro brechtiano, da peça em estudo, da trajetória artística de Guarnieri e da morte de Vladimir Herzog (1937-1975) - que inspirou a fábula da peça. Com isso, analisei a dramaturgia de Ponto de partida a partir dos seguintes recursos brechtianos: o gestus, a narratividade, a música-gesto e a parábola.
Downloads
Referências
ACERVO MIS-SP. Ponto de partida – 3. parte. Direção: Fernando Peixoto. São Paulo: Grupo Hamlet, 1985. 1 DVD (61 min.).
BRECHT, Bertolt. A alma boa de Setsuan. In: BRECHT, Bertolt. Teatro completo em 12 volumes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. (Coleção Teatro, v. 7)
BRECHT, Bertolt. A exceção e a regra. In: BRECHT, Bertolt. Teatro completo em 12 volumes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. (Coleção Teatro, v. 4)
BRECHT, Bertolt. A resistível ascensão de Arturo Ui. In: BRECHT, Bertolt. Teatro completo em 12 volumes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. (Coleção Teatro, v. 4)
BRECHT, Bertolt. Ascensão e queda da cidade de Mahagonny. In: BRECHT, Bertolt. Teatro completo em 12 volumes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. (Coleção Teatro, v. 3)
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
BRECHT, Bertolt. Mãe Coragem. In: BRECHT, Bertolt. Teatro completo em 12 volumes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. (Coleção Teatro, v.6)
BRECHT, Bertolt. O círculo de giz caucasiano. In: BRECHT, Bertolt. Teatro completo em 12 volumes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. (Coleção Teatro, v. 9)
BRECHT, Bertolt. O Preceptor. In: BRECHT, Bertolt. Teatro completo em 12 volumes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. (Coleção Teatro, v. 4)
BRECHT, Bertolt. Os cabeças redondas e os cabeças pontudas. In: BRECHT, Bertolt. Teatro completo em 12 volumes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. (Coleção Teatro, v. 5)
BRECHT, Bertolt. Quanto custa o ferro? In: BRECHT, Bertolt. Teatro completo em 12 volumes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. (Coleção Teatro, v. 7)
CAMPOS, Cláudia de Arruda. Zumbi, Tiradentes. São Paulo: Perspectiva, 1998.
COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. São Paulo: Graal, 1996.
DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o barroco. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. Campinas: Papirus, 1991.
ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Ponto de Partida. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento398467/ponto-de-partida>. Acesso em: 08 fev. 2021.
FAUSTO, Carlos. A antropologia xamanística de Michael Taussig e as Desventuras da Etnografía. Anuário Antropológico (UnB), Brasília, v. 11, n. 1, pp. 183-198, 1987. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6382>. Acesso em: 19 nov. 2020.
FREITAS, Ludmila Sá de. (1976) História e Dramaturgia: o caso Vladimir Herzog (re)significado por Gianfrancesco Guarnieri em “Ponto de partida”. Dissertação (Bacharelado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
FRENDA, Perla et al. Arte, censura e resistência. In: FRENDA, Perla et al. Arte em interação. São Paulo: Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas (IBEP), 2013.
GRUBISICHI, Tereza. A parábola teatral de Bertolt Brecht: tese ou antítese? Dissertação (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2007.
GUARNIERI, Gianfrancesco. Ponto de partida. In: GUARNIERI, Gianfrancesco. O melhor teatro. São Paulo: Global, 2001.
KLEINAS, Alberto. A morte de Vladimir Herzog e a luta contra a ditadura: a desconstrução do suicídio. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
LIMA, Rafael Gazzola. Uma só prece? A canção como gesto social em Ponto de partida. Água Viva (UnB), Brasília, v. 3, p. 1-17, 2018.
MAGALDI, Sábato. Ponto de partida 08/10. In. MAGALDI, Sábato. Amor ao teatro. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2014.
NETTO, João Chaves. Patética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
OLIVEIRA, Frederico van Erven Cabala. Lúcio Cardoso e Nelson Rodrigues: arquitetos da decadência. 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, 2019.
PACHECO, Tania. Um texto belo e que faz pensar. Jornal O Globo. Rio de Janeiro, 10 de abril de 1977. p. 4. (Fonte: Acervo Jornal O Globo). Acesso em: 01 out. 2020.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
PEIXOTO, Fernando. Teatro em pedaços: 1959-1977. São Paulo: Hucitec, 1989.
PRATA, Mário. Fábrica de chocolate. São Paulo: Hucitec, 1979.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985.
ROVERI, Sérgio. Gianfrancesco Guarnieri: um grito solto no ar. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Cultura ¬¬– Fundação Padre Anchieta, 2004.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno. São Paulo: CosacNaify, 2011.
TRIBUNA da Imprensa. Show. Rio de Janeiro, 16 de fevereiro de 1976. p. 10.
ZANOTTO, Ilka M. Um grito de alerta contra a violência. O Estado de São Paulo. São Paulo, 29 de setembro de 1976. p. 9.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marco Antonio Pedra da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Opiniães não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.