“A fibra essencial” de uma poeta-educadora: reflexões sobre as representações docentes nas crônicas de educação de Cecília Meireles
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2022.194637Palavras-chave:
Cecília Meireiles, Intelectuais da educação, Crônicas, Representações docentesResumo
Ao pensar a literatura como fonte e objeto de análise historiográfica, este artigo pretende analisar um conjunto de crônicas de Cecília Meireles, publicadas no Diário de Notícias a partir de 1930, cuja temática se debruça sobre a educação. A partir do corpus selecionado, buscamos caracterizar algumas representações da autora sobre a figura docente, evidenciando uma retórica que privilegia a identificação com seu interlocutor. Em um primeiro momento, analisamos a figura múltipla de Cecília, enquanto intelectual, destacando suas relações nos campos educacional, jornalístico, político e literário. Em um segundo momento, discutimos o papel formativo do jornal e traçamos reflexões sobre o corpus, analisando as características do professor descrito e defendido pela autora.
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