“Uma excelente estreia”: a chegada do romance proletário ao Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2023.213840Palavras-chave:
Patrícia Galvão, Parque industrial, Romance proletário, Literatura brasileira, Romance de 1930Resumo
Com Parque industrial, lançado em São Paulo no começo de 1933 sob o pseudônimo de Mara Lobo, a jovem Patrícia Galvão (1910-1962), então conhecida pelo nome de Pagu, assinava, sem nenhuma pretensão à carreira literária, o primeiro “romance proletário” publicado no Brasil. Mesmo que ele tenha permanecido muito tempo relegado a segundo plano, para não dizer ocultado na história literária até sua primeira reedição em 1981 – e a redescoberta da escritora data da mesma época –, o romance foi objeto de uma recepção diligente e bastante atenta, antes que Cacau de Jorge Amado viesse alguns meses mais tarde capturar o debate entorno do romance proletário. O exame dessa fortuna crítica, acompanhado por uma recontextualização da obra por meio da biografia da autora, permite hoje compreender melhor qual era a imagem pública e o lugar de Pagu no campo literário e cultural. A partir daí é possível também reavaliar a singularidade e as potencialidades de um texto que conjuga, de maneira surpreendente, os critérios da literatura engajada ao serviço do combate comunista, e os da literatura de vanguarda, assimilando a herança formal e estilística do movimento modernista no seio do qual a autora havia feito seus primeiros passos.
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