Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139013Palavras-chave:
Comunicação Organizacional. Paradigma da Complexidade. Sentidos.Resumo
A Comunicação Organizacional é entendida, a partir do paradigma da complexidade, como processo de construção e disputa de sentidos no âmbito das relações organizacionais. Afirma-se que ela contempla três dimensões tensionadas e interdependentes: a organização comunicada (fala autorizada); a organização comunicante (fala autorizada e demais processos comunicacionais que se atualizam sempre que alguém estabelecer relação direta com a organização); e a organização “falada” (processos de comunicação que, não sendo a partir de relações diretas com a organização, referem-se a ela).Downloads
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Publicado
2009-12-18
Edição
Seção
Dossiê
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Como Citar
BALDISSERA, Rudimar. Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 6, n. 10-11, p. 115–120, 2009. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139013. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139013.. Acesso em: 23 fev. 2025.