Gravidez de adolescentes na mídia impressa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139140Palavras-chave:
Gravidez na adolescência. Mídia impressa. Análise de enquadramento.Resumo
A comunicação é uma das principais ferramentas para intervir na saúde, pois utiliza estratégias para informar e influenciar as decisões dos indivíduos, no sentido de promoverem sua saúde. No caso da gravidez na adolescência, grande parte da percepção que se tem sobre o tema advém da abordagem feita pela mídia impressa. Sendo assim, desenvolvemos um estudo por meio do qual se procura analisar os principais enfoques que o tema recebe na mídia local, na mídia estadual e na mídia nacional. Para tanto, foram escolhidos, respectivamente, O Nacional, de Passo Fundo (RS), Zero Hora, de Porto Alegre (RS), e a Folha de S.Paulo. O presente artigo atém-se exclusivamente à verificação da presença do tema na mídia local, representada por O Nacional, seguindo um protocolo de análise elaborado para este fim.Downloads
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Publicado
2012-11-06
Edição
Seção
Dossiê
Licença
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Como Citar
BERTOL, Sonia Regina Schena. Gravidez de adolescentes na mídia impressa. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 16-17, p. 223–241, 2012. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139140. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139140.. Acesso em: 14 mar. 2025.