Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139146Palavras-chave:
Publicidade. Internet. Ética médica. Bioética.Resumo
Propaganda médica é tema de relevância mundial controverso. O médico tem legítimo direito de propagar suas atividades profissionais, mas deve conservar-se dentro dos limites éticos. É clara a importância que a comunicação assume na promoção da saúde. A internet insere-se, nesta conjuntura, como uma mídia utilizada para educação da população e propagação da publicidade médica. Contudo, o compromisso ético vem sendo substituído por interesses da política socioeconômica capitalista. Quando o médico se torna responsável pela banalização da medicina, coloca em xeque a relação médico-paciente. Este estudo levantou no Google propagandas de serviços médicos especializados do Estado de São Paulo na internet, de outubro de 2008 a julho de 2009.Downloads
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Publicado
2012-11-06
Edição
Seção
Pesquisa
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Como Citar
ROCHA, Marco Antonio Mendes; SOUSA, Paulo Roberto de; ESPIN NETO, José; ROCHA, Lenamaris Mendes. Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 16-17, p. 299–315, 2012. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139146. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139146.. Acesso em: 16 fev. 2025.