Comunicação organizacional e sustentabilidade: sobre o modelo instituído no âmbito da organização comunicada

Autores

  • Rudimar Baldissera Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação
  • Cristine Kaufmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139169

Palavras-chave:

Comunicação organizacional. CEBDS. Organização comunicada. Sustentabilidade. Triple Bottom Line.

Resumo

Neste artigo, realiza-se estudo sobre a noção de sustentabilidade instituída como modelar por importantes organizações brasileiras e por sua entidade representativa, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). O estudo, que compreendeu pesquisa exploratória em sites institucionais, atenta para a dimensão da “organização comunicada” (Baldissera, 2009a), como lugar em que as organizações propõem imagens de si – ethos discursivo (Maingueneau, 2008). Os resultados evidenciam a instituição do triple bottom line (Elkington, 2000) como modelo de sustentabilidade adotado por tais organizações, sendo que a análise interpretativa do modelo ratifica a centralidade da dimensão econômica.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rudimar Baldissera, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação
    Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduado em Relações Públicas. Professor da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do grupo de pesquisa “Comunicação organizacional, cultura e relações de poder - GCCOP” (UFRGS/CNPq).
  • Cristine Kaufmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutoranda em Comunicação e Informação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. Graduada Relações Públicas.

Downloads

Publicado

2013-06-20

Como Citar

BALDISSERA, Rudimar; KAUFMANN, Cristine. Comunicação organizacional e sustentabilidade: sobre o modelo instituído no âmbito da organização comunicada. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 18, p. 59–70, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139169. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139169.. Acesso em: 4 maio. 2024.