A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações

Autores

  • Ana Maria Dantas de Maio Universidade Metodista de São Paulo
  • Marcelo da Silva Universidade Metodista de São Paulo Universidade Sagrado Coração

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139189

Palavras-chave:

Comunicação organizacional. Ética. Sustentabilidade. Discurso organizacional.

Resumo

O objetivo deste artigo é estimular a discussão sobre o papel da ética na comunicação organizacional como mecanismo para conjugar a construção de discursos e o uso do termo “sustentabilidade”. Esta palavra tem sido aplicada de forma indiscriminada por algumas organizações para seduzir e causar impacto. A concepção de ética se ajustou à contemporaneidade; o mundo dos negócios hoje acata a “ética do meio-termo” – preconizada por Gilles Lipovetsky –, que propõe o afastamento dos radicalismos e se torna compatível com a ideia de sustentabilidade produzida em diferentes modalizações discursivas.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Dantas de Maio, Universidade Metodista de São Paulo
    Doutoranda em Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Bauru (SP). Formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Jornalista da Embrapa Pantanal, em Corumbá (MS). Foi docente das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), em Adamantina (SP). Atuou em comunicação organizacional e em jornais do interior paulista por catorze anos.
  • Marcelo da Silva, Universidade Metodista de São Paulo Universidade Sagrado Coração
    Doutorando em Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Mestre em Comunicação Midiática e graduado em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Bauru (SP). Professor e coordenador do curso de Relações Públicas da Universidade Sagrado Coração (USC), de Bauru (SP).

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

MAIO, Ana Maria Dantas de; SILVA, Marcelo da. A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 19, p. 27–38, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139189. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139189.. Acesso em: 4 maio. 2024.