Processo de internacionalização de uma empresa do Vale do São Francisco: influência dos agentes externos e das escolhas gerenciais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139247Palavras-chave:
Internacionalização. Fruticultura. Vale do São Francisco. Agentes externos. Escolhas gerenciais.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as principais características do processo de formação de estratégias internacionais de uma empresa no segmento de fruticultura do Vale do São Francisco, considerando a influência dos agentes externos e das escolhas gerencias. Na fundamentação teórica são apresentados os conceitos de estratégias e em seguida define-se internacionalização, à luz de teorias como: a “teoria de Uppsala”, o “modelo diamante”, o “resource-based view (RBV)”, o “ciclo de vida do produto”, o “paradigma eclético” e a “escolha adaptativa”. O segmento empírico da pesquisa é desenvolvido por meio de um estudo exploratório, mediante aplicação de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados deu-se mediante o uso do software Atlas.ti 6.0. Evidenciam-se as associações entre os modelos de internacionalização e o modo pelo qual as dimensões de análise são reforçados mutuamente.Downloads
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Publicado
2014-12-24
Edição
Seção
Dossiê
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Como Citar
FREITAS, Elis Magalhães Santos de; RUPOLO, Merlise; OLIVEIRA, Brigitte Renata Bezerra de. Processo de internacionalização de uma empresa do Vale do São Francisco: influência dos agentes externos e das escolhas gerenciais. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 21, p. 144–163, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139247. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139247.. Acesso em: 16 ago. 2024.