Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora

Autores

  • Marcelo Kischinhevsky Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Jornalismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139268

Palavras-chave:

Rádio. Economia política da comunicação. Multiplicidade da oferta. Reintermediação.

Resumo

O presente artigo busca investigar fenômeno recente, ainda pouco estudado: a expansão das rádios corporativas e customizadas,que exercem novas formas de mediação, estabelecendo conexões diretas entre organizações e seus públicos de interesse.Grandes, médias e mesmo pequenas empresas dos mais variados ramos de atividade têm investido na radiodifusão sonora,on-line e off-line, colocando desafios à credibilidade e à sustentabilidade do meio e ameaçando deixar o interesse público emsegundo plano. Investiga-se ainda em que medida esse processo acarreta a emergência de novos intermediários no negócioda comunicação (reintermediação), numa fase caracterizada pela multiplicidade da oferta de conteúdos radiofônicos,produzidos por grupos empresariais sem vínculos prévios com a indústria da radiodifusão sonora. Entende-se que o rádio,expandindo-se para novas plataformas de distribuição, torna-se cada vez mais ubíquo, na esteira de processos de redução decustos de produção e de reordenação do mercado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Kischinhevsky, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Jornalismo
    Doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS-Uerj). Coordena o Laboratório de Áudio (AudioLab) e é também coordenador-adjunto do PPGCOM da FCS-Uerj.

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 22, p. 67–77, 2015. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139268. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139268.. Acesso em: 11 dez. 2024.