A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha

Autores

  • Manolita Correia Lima Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Claudia Cristiane dos Santos Silva Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Danilo Martins Torini Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170919

Palavras-chave:

Sociedade intensiva de conhecimento, Instituições educacionais intensivas em aprendizagem, Novo paradigma pedagógico, Formação de professores universitários

Resumo

Se a educação corresponde a um meio de integrar o indivíduo à sociedade da qual faz parte, até que ponto, na contemporaneidade, a educação formal tem colaborado para a formação de jovens capazes de viver os desafios decorrentes de sociedades intensivas de conhecimento, profundamente exigentes em aprendizagem, capazes de compreender, conceber e implantar transformações sustentáveis no mundo em que vivem? É à sistematização dos debates que partem dessa questão principal que se dedica este ensaio acadêmico, apoiado não apenas em contribuições da literatura, mas também em outros dois importantes aportes: os diálogos com estudantes de um programa de pósgraduação stricto senso em administração voltado à formação científica de pesquisadores e professores e o aprendizado decorrente do trabalho em andamento em um núcleo de inovação pedagógica de uma instituição de educação superior.

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Biografia do Autor

  • Manolita Correia Lima, Escola Superior de Propaganda e Marketing
    • Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)
    • Mestre em Sociologia pela Universidade Paris 7 – Université Denis Diderot
    • Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Paris 3 – Sorbonne-Nouvelle
    • Tem experiência docente em cursos de graduação e pós-graduação em Administração
    • Coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
    • E-mail: mclima@espm.br
  • Claudia Cristiane dos Santos Silva, Escola Superior de Propaganda e Marketing
    • Doutoranda no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA) da ESPM
    • Mestre em Gestão Internacional pela ESPM
    • Graduada em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
    • Integrante da equipe do Núcleo de Inovações Pedagógicas da ESPM
    • E-mail: claudia@espm.br
  • Danilo Martins Torini, Escola Superior de Propaganda e Marketing
    • Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP)
    • Pós-graduado em Pesquisa de Marketing, Opinião Pública e Mídia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo
    • Professor no Laboratório de Aprendizagem e no Programa LifeLab ESPM
    • Coordenador de Pesquisa do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da ESPM
    • E-mail: danilo.torini@espm.br

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Publicado

2020-06-10

Como Citar

LIMA, Manolita Correia; SILVA, Claudia Cristiane dos Santos; TORINI, Danilo Martins. A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 32, 2020. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170919. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/170919.. Acesso em: 30 dez. 2024.