A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170919Palavras-chave:
Sociedade intensiva de conhecimento, Instituições educacionais intensivas em aprendizagem, Novo paradigma pedagógico, Formação de professores universitáriosResumo
Se a educação corresponde a um meio de integrar o indivíduo à sociedade da qual faz parte, até que ponto, na contemporaneidade, a educação formal tem colaborado para a formação de jovens capazes de viver os desafios decorrentes de sociedades intensivas de conhecimento, profundamente exigentes em aprendizagem, capazes de compreender, conceber e implantar transformações sustentáveis no mundo em que vivem? É à sistematização dos debates que partem dessa questão principal que se dedica este ensaio acadêmico, apoiado não apenas em contribuições da literatura, mas também em outros dois importantes aportes: os diálogos com estudantes de um programa de pósgraduação stricto senso em administração voltado à formação científica de pesquisadores e professores e o aprendizado decorrente do trabalho em andamento em um núcleo de inovação pedagógica de uma instituição de educação superior.
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