Novo padrão brasileiro de rotulagem de alimentos embalados: modelos, discursos e controvérsias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185093

Palavras-chave:

Rotulagem de alimentos, Disputas discursivas, Relações de poder, Comunicação organizacional, Análise de conteúdo

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar as disputas sobre o novo padrão de rotulagem nutricional brasileiro. A empiria é composta por entrevistas concedidas por representantes de entidades vinculadas à indústria alimentícia ou sociedade civil. A metodologia é a análise de conteúdo. Os resultados reverberam para além dos rótulos, envolvendo relações de poder, discursos e produção de verdades. A controvérsia entre comida natural e ultraprocessada permeia esses discursos, cada qual buscando legitimar suas próprias verdades.

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Biografia do Autor

  • Lucas de Vasconcelos Teixeira, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Bolsista Capes-Prousp. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, discursos e biopolíticas do consumo (Biocon).

  • Tânia Márcia Cesar Hoff, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da
    ESPM-SP. Doutora em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Biocon, da Cátedra Maria Aparecida Baccega e do Comitê de Ética em Pesquisa da ESPM.

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Publicado

2021-09-21

Como Citar

TEIXEIRA, Lucas de Vasconcelos; HOFF, Tânia Márcia Cesar. Novo padrão brasileiro de rotulagem de alimentos embalados: modelos, discursos e controvérsias. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 18, n. 36, p. 212–224, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185093. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/185093.. Acesso em: 17 nov. 2024.