Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuração
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.209821Palavras-chave:
Relações públicas, Relacionamento, Capital relacional, Mensuração, Geração de valorResumo
A revisão da literatura sobre os temas gestão de relacionamentos e mensuração de resultados aponta para a necessidade de reflexão acerca da contribuição das Relações Públicas para a geração de valor por meio da gestão do capital relacional. Com este propósito, o presente artigo busca apontar as bases teóricas e premissas para a proposição de um modelo de avaliação e mensuração de processos e resultados da gestão de relacionamentos em comunicação organizacional e relações públicas.
Downloads
Referências
BROOM, Glen M.; DOZIER, David M. “An orverview: evaluation research in Public Relations”. Public Relations Quarterly, Vol. 28, Nº 3, 1983, pp. 5-8.
BRONN, Peggy Simcic. "Relationship outcomes as determinants of reputation". Corporate Communications: An International Journal. Vol. 12 Issue: 4, 2007, pp. 376-393.
CALDAS, Sergio Leal. Avaliação de ativos intangíveis. In: ZANINI, Marco Tulio (org.). Gestão integrada de ativos intangíveis. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.
DOMENEGHETTI, Daniel; MEIR, Roberto. Ativos intangíveis: como sair do deserto competitivo dos mercados e encontrar um oásis de valor e resultados para sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
DREYER, Bianca Marder. As relações e interações como princípios inerentes às relações públicas: uma proposição teórica com diretrizes práticas para a disciplina. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2019.
DREYER, Bianca Marder. Teoria e Prática de Relações Públicas: uma metodologia para diagnosticar, construir e obter resultados com os relacionamentos. São Paulo: Summus Editorial, 2021.
DRUCKER, Peter. The practice of management. New York: Harpers & Brothers, 1954.
EHLING, William P. Estimating the value of Public Relations and Communication to an organization. In: GRUNIG, James. Excellence in Public Relations and Communication management. Hilsdale: Erlbaum, 1992.
ESPARCIA, Antonio Castillo; NOBELL, Alejandro Álvarez. Evaluación en comunicación estratégica. Madrid: McGraw-Hill, 2015.
FERGUSON, Mary Ann. “Building theory in public relations: interorganizational relationships as a public relations paradigm”. Journal of Public Relations Research, v. 30, 2018, p. 164 78.
GREENHALGH, Leonard. Relacionamentos estratégicos: a chave do sucesso nos negócios. São Paulo: Negócio Editora, 2002.
GRUNIG, James; HON, Linda Childers. Measuring relationship in Public Relations. A Report of the Commission on Public Relations Measurement and Evaluation. Gainesville: University of Florida, Institute for Public Relations, 1999. Disponível em: <http://www.instituteforpr.com>.
HUANG, Yi-Hui Christine; ZHANG, Yin. Revisiting Organization – Public Relationship Research for the Past Decade: Theorical Concepts, Measures, Methodologies, and Challenges. In: KI, Eyun-Jung; KIM, Jeong-Nam; LEDINGHAM, John A. (Eds.). Public Relations as Relationship Management: A relational approach to the study and practice of Public Relations. New York: Routledge, 2015. p. 3-27.
JAHANSOOZI, Julia. Relationships, Transparency, and Evaluation: The Implications for Public Relations. In: L`ETANG, Jacquie.; PIECZKA, Magda (Orgs.). Public Relations: Critical Debates and Contemporary Practice. New York: Routledge, 2013. p. 61-91.
KI, Eyun-Jung; SHIN, Jae-Hwa. The Status of Organization – Public Relationship Research Through an Analysis of Published Articles between 1985 and 2013: An Appeal for Further Research. In: KI, Eyun-Jung; KIM, Jeong-Nam; LEDINGHAM, John A. (Eds.). Public Relations as Relationship Management: A relational approach to the study and practice of Public Relations. New York: Routledge, 2015.
KIM, Yungwook. “Measuring the economic value of Public Relations”. Journal of Public Relations Research. New Jersey, vol. 13, n. 1, 2001, p. 3-26.
LOPES, Valéria de Siqueira Castro; GRANDI, Guilherme. Avaliação, mensuração e valoração em relações públicas. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling (org.). Relações Públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009, pp. 391-414.
LOPES, Valéria de S. Castro. Os ativos intangíveis como alternativa para demonstração de valor em Relações Públicas. In: CONGRESSO ABRAPCORP, XII, 2018. Goiânia, GO, Anais...: Goiânia: Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Informação e Comunicação, 2018. p. 596-608. Disponível em: file:///C:/Users/bianc/Downloads/Anais_Abrapcorp_2018_GPs_ISBN.pdf . Acesso em 05/12/2018.
MARTINS, José Roberto. Capital intangível: guia de melhores práticas para a avaliação de ativos intangíveis. São Paulo: Integrare Editora, 2012.
MACNAMARA, Jim. “Emerging international standards for measurement and evaluation of public relations: A critical analysis”. Public Relations Inquiry. Vol. 3, Nº1, 2014, p. 7-29.
MACNAMARA, Jim; GREGORY, Anne. “Expanding evaluation to progress strategic communication: beyond message tracking to open listening”. International Journal of Strategic Communication, Vol.12, Nº 4, 2018, p. 469-486.
NOTHHAFT, Howard; WERDER, Kelly Page; VERCIC, Dejan; ZERFASS, Ansgar. “Strategic Communication: reflections on an elusive concept”. International Journal of Strategic Communication, Vol. 12, Nº 4, 2018, p. 352-366.
REILLY, Robert F.; SCHWEIHS, Robert P. Valuing Intangible Assets. New York: McGraw-Hill, 1999.
SAAD CORRÊA, Elizabeth. Comunicação na contemporaneidade: visibilidades e transformações. In: CORRÊA SAAD, Elizabeth. (Org.). Visibilidade e consumo da informação nas redes sociais. Porto: Media XXI, 2016. p. 19-39.
TAVARES, Mauro Calixta. Gestão Estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.
VILLAFAÑE, Justo. “La gestión de los intangibles empresariales”. Comunicação e Sociedade, vol. 8, 2005, pp. 101-113.
VOLK, Sophia Charlotte. “A systematic review of 40 years of public relations evaluation and measurement research: looking into the past, the present, and future”. Public Relations Review. Nº 42, 2016, p. 962-977.
VOLK, S. C.; BERGER, K.; ZERFASS, A.; BISSWANGER, L.; FETZER, M.; KÖHLER, K.. How to play the game. Strategic tools for managing corporate communications and creating value for your organization. Communication Insigths, Issue 3. Leipzig, Germany: Academic Society for Management & Communication, 2017. Disponível em: www.academic-society.net
WATSON, Tom; NOBLE, Paul. Evaluating public relations: a best practice guide to public relations planning, research & evaluation. 2nd ed. London/Philadelphia: Kogan Page, 2007.
ZERFASS, Ansgar. The corporate communications scorecard: a framework for managing and evaluating communications strategies. In: RULER, Betteke van; VERCIC, Ana Tkalac; VERCIC, Dejan (ed.). Public relations metrics: research and evaluation. LEA’s Communication Series. London/ New York: Routledge, 2008, pp.139-153.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bianca Marder Dreyer, Valéria de Siqueira Castro Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.