“IA, por favor, faça essa tarefa por mim”: inteligência artificial generativa nos ambientes de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.220339Palavras-chave:
Comunicação digital, Inteligência artificial, Ética em IAResumo
Este artigo aborda os riscos do avanço pouco reflexivo da inteligência artificial (IA) nos ambientes de trabalho da comunicação e propõe um debate sobre seu uso crítico e criativo. Buscamos uma visão panorâmica baseada na ecologia dos meios e na multidisciplinaridade da comunicação organizacional voltada às características de uma tecnologia que se anuncia ubíqua, a fim de refletir como a IA será capaz de auxiliar os processos produtivos da comunicação. Estamos dispostos a “educar” esses dispositivos para um ambiente democrático, inclusivo e seguro?
Downloads
Referências
BEIGUELMAN, Giselle. Comunicação e Tecnologia: impactos na sociedade contemporânea. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 32., São Paulo, 3-7 jul. 2023. Anais […]. São Paulo: Compós, 2023.
COMO A INTELIGÊNCIA artificial pode impulsionar a Cultura Data-Driven na comunicação? Knewin, [online], 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/4zmb92m7. Acesso em: 10 jul. 2023.
FAUSTINO, Deivison. LIPPOLD, Walter. Colonialismo digital: por uma crítica hacker-fanoniana. São Paulo: Raízes da América, 2022.
FIGARO, Roseli; BARROS, Janaina Visibeli; KINOSHITA, Jamir. As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 17., Goiânia, 2019. Anais […]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2019.
GILLESPIE, Nicole et al. Trust in artificial intelligence: a global study. Australia: University of Queensland Researchers: KPMG Advisors, 2023. doi: https://doi.org/10.14264/00d3c94.
GIROTRA, Karan et al. Ideas are dimes a dozen: large language models for idea generation in innovation. Social Science Research Network, 2023. doi: https://doi.org/10.2139/ssrn.4526071.
HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu, 2020.
MCLUHAN, Marshall. Understanding media: The extensions of man. Toronto: University of Toronto Pess, 1964.
MOSER, Magali; KRONBAUER, Janaíne; SERPA, Leoní. Ataques à imprensa e negacionismo do conhecimento científico: o caso brasileiro na pandemia de Covid-19. Razón y palabra, Quito, v. 25, n. 114, p. 176-193, 2022.
PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. São Paulo: Zahar, 2012.
POSTMAN, Neil. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.
ROPER, Dean. Gauging Generative AI´s impact on newsrooms. World Association of News Publishers, Frankfurt, 24 mai. 2023. Disponível em: https://wan-ifra.org/insight/gauging-generative-ais-impact-in-newsrooms/. Acesso em: 24 abr. 2024.
SAAD, Elizabeth; CARNEIRO DOS SANTOS, Márcio. Jornalismo, inteligência artificial e desinformação: avaliação preliminar do potencial de utilização de ferramentas de geração de linguagem natural, a partir do modelo GPT, para difusão de notícias falsas. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, Madrid, v. 29, n. 4, p. 783794, 2023. doi: https://doi.org/10.5209/esmp.87965.
SAAD, Elizabeth. Comunicação organizacional contemporânea: o paradigma da digitalização. PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM, São Paulo, v. 6, n. 12, 2023. doi: 10.31657/rcp.v6i12.631.
SALAVERRÍA, Ramón. Inteligência Artificial é um “risco certo” na desinformação. [Entrevista cedida a] Agência Lusa. Observador, Lisboa, 22 jun. 2023. Disponível em: https://observador.pt/2023/06/22/ramon-salverria-inteligencia-artificial-e-um-risco-certo-na-desinformacao/. Acesso em: 10 dez. 2023.
SANTAELLA, Lucia. A onipresença invisível da inteligência artificial. Sociotramas, São Paulo, 23 maio 2019. Disponível em: https://sociotramas.wordpress.com/2019/05/23/a-onipresenca-invisivel-da-inteligencia-artificial/. Acesso em: 25 out. 2023.
SANTAELLA, Lucia. A Inteligência Artificial é inteligente? São Paulo: Edições 70, 2023.
SCHNAIDER, Amanda. RPMA lança Agia, agência de marketing focada em IA. Meio & Mensagem, São Paulo, 24 abr. 2023. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/comunicacao/rpma-agia-agencia-ia. Acesso em: 15 ago. 2023.
SCOLARI, Carlos Alberto. Media evolution: emergence, dominance, survival and extinction in the media ecology. International Journal of Communication, Los Angeles, v. 7, p. 1418-1441, 2013.
SEBASTIÃO, Sónia Pedro. Inteligência Artificial? Não, obrigado: percepções dos profissionais de Comunicação e Relações Públicas europeus. Media & Jornalismo, Lisboa, v. 20, n. 36, 2020. doi: https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_5.
ONLINE search and traffic trends answer your ChatGPT and AI questions. Semrush, [online], 2 mar. 2023. Disponível em: https://www.semrush.com/news/241364-online-search-and-traffic-trends-answer-your-chatgpt-and-ai-questions/. Acesso em: 25 fev. 2024.
WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Houssein. Information Disorder. Toward an interdisciplinary framework for research and policymaking. Strasbourg: Council of Europe, 2017.
ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alessandra de Castro Barros Marassi, Mirian Aparecida Meliani Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.