A ética nos usos de “inteligência” artificial: interações, mercado e sociedade

Autores

  • Ana Regina Rêgo Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.221333

Palavras-chave:

Ética, "Inteligência" artificial, Plataformas digitais, Mercados, Comunicação

Resumo

Este ensaio surgiu a partir de reflexões sobre os usos de “inteligência” artificial (IA) pelas plataformas digitais, cujos espaços proporcionam encontros entre produtores e consumidores, em escalas distintas do mundo concreto, visto a mineração e uso imediato e intermitente da experiência humana. O texto concentra-se também na IA generativa e seu uso progressivo em ambientes sociais e empresariais. Em um gesto crítico, acionamos pensamentos de diferentes matrizes, com vistas à proposição de diálogos desveladores dos fenômenos tecnológicos e suas interfaces.

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Biografia do Autor

  • Ana Regina Rêgo, Universidade Federal do Piauí

    • Professora do Programa de Pós-Graduação de Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM-UFPI)

    • Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)

    • Pesquisadora Associada do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

    • Coordenadora da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD)

    • Pós-Doutorado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

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Publicado

2024-05-27

Como Citar

RÊGO, Ana Regina. A ética nos usos de “inteligência” artificial: interações, mercado e sociedade. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 44, p. 109–120, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.221333. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/221333.. Acesso em: 3 dez. 2024.