Moedas sociais no contexto da pandemia de covid-19: observação de iniciativas municipais no Rio de Janeiro, em plataformas de mídias sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.221343

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, Mídias sociais, Moedas sociais, Pandemia, Prefeituras municipais

Resumo

A desigualdade socioeconômica no Brasil atinge grande parte da população e, segundo dados oficiais, agravou-se durante a pandemia da covid-19. Para enfrentar essa situação, governos criaram iniciativas para distribuição de renda, a fim de reduzir os impactos junto à população mais vulnerável e fomentar as economias locais. Um exemplo foi a implantação das chamadas moedas sociais no estado do Rio de Janeiro. Este estudo observou a divulgação dessas iniciativas realizada por prefeituras em seus canais em plataformas virtuais. O resultado mostrou que as populações beneficiadas foram comunicadas acerca das iniciativas, mas sem participar da concepção destas, além da divulgação nem sempre ter como foco, de fato, a orientação para o uso do benefício.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Eugênia Porém, Universidade Estadual de São Paulo

    Pós-doutora em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); Doutora em Educação e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); Professora assistente na Unesp, na graduação em Relações Públicas e no Programa de Pós-graduação em Comunicação; Vice-líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Comunicação, Inovação e Gestão (CIG) – Unesp.

  • Orlando Costa Gonçalves Júnior, Universidade Estadual Paulista

    Doutorando em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e mestre em Administração pelo Ibmec; Profissional de Comunicação na Petrobras; Membro do Grupo de Pesquisa Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes (C3PR) – Universidade Federal do Maranhão.

Referências

ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Desafios da Covid-19 para a comunicação organizacional. Aberje, São Paulo, 2020 Disponível em: https://www.aberje.com.br/mkt_parceiros/2020/docs/aberje-pesquisaCovid19.pdf. Acesso em: 6 jun. 2022.

BRASIL DE FATO. Exclusão digital prejudicou acesso de mais pobres ao auxílio emergencial. Brasil de Fato, [s. l.], 2 jun. 2021. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2021/06/02/exclusao-digital-prejudicou-acesso-de-mais-pobres-ao-auxilio-emergencial. Acesso em: 2 jun. 2022.

CARVALHO, Carlos Eduardo; ABRAMOVAY, Ricardo. O difícil e custoso acesso ao sistema financeiro. In: SANTOS, Carlos Alberto dos (org.). Sistema financeiro e as micro e pequenas empresas: diagnósticos e perspectivas. Brasília, DF: Sebrae, 2004. p. 17-45.

CNN. Cerca de 84% dos lares brasileiros têm acesso à internet, diz pesquisa. CNN, São Paulo, 16 nov. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/cerca-de-84-dos-lares-brasileiros-tem-acesso-a-internet-diz-pesquisa/. Acesso em: 11 dez. 2023.

COSTA NETO, Yttrio Corrêa da. Bancos Oficiais no Brasil: origem e seu aspecto de desenvolvimento. Brasília, DF: Banco do Central do Brasil. 2019.

DINIZ, Eduardo; SIQUEIRA, Érica; VAN HECK, Eric. Taxonomy of digital community currency platforms. Information Technology for Development, Abingdon, v. 25, n. 1, p. 69-91, 2018.

EDELMAN. Confiança e o Coronavírus. Edelman, São Paulo, 16 mar. 2020. Disponível em: https://www.edelman.com.br/estudos/edelman-trust-barometer-2020-especial-coronavirus. Acesso em: 10 jun. 2022.

FARIAS, Luiz Alberto de (org.). Relações Públicas Estratégicas: Técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011.

FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz. Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz. Fiocruz, Rio de Janeiro, 9 fev. 2022. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos_2/boletim_covid_2022-balanco_2_anos_pandemia-redb.pdf. Acesso em: 20 maio. 2022.

FRANÇA, Fábio. Gestão de relacionamentos corporativos. In: GRUNIG, James; FERRARI, Maria Cristina; FRANÇA, Fábio. Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. São Caetano do Sul: Difusão, 2009. p. 215-218.

GONZALEZ, Lauro. et al. Digital complementary currencies and public policies during the COVID-19 pandemic. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 54, n. 4, p. 1146-1160, 2020.

GRUNIG, James E. Guia de pesquisa e medição para elaborar e avaliar uma função excelente de Relações Públicas. Organicom, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 47-69, 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138881/134229. Acesso em: 27 fev. 2022.

GRUNIG, James E. Uma teoria geral das Relações Públicas: quadro teórico para o exercício da profissão. In: GRUNIG, James E.; FERRARI, Maria Cristina; FRANÇA, Fábio. Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. São Caetano do Sul, São Paulo: Difusão, 2009, p.15-123.

G1. Lei que cria auxílio de R$ 600 a informais é publicada no Diário Oficial da União. g1, Brasília, DF, 2 abr. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/04/02/lei-que-cria-auxilio-de-r-600-a-informais-e-publicada-no-diario-oficial-da-uniao.ghtml. Acesso em: 2 jun. 2022.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em 2021, rendimento domiciliar per capita cai ao menor nível desde 2012. IBGE, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/34052-em-2021-rendimento-domiciliar-per-capita-cai-ao-menor-nivel-desde-2012#:~:text=A%20pesquisa%20tamb%C3%A9m%20mostra%20a,dois%20anos%20antes%20(0%2C544). Acesso em: 17 jun. 2022.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LIETAER, Bernard; DUNNE, Jacqui. Rethinking money: how new currencies turn scarcity into prosperity. San Francisco, CA: Berrett-Koehler Publishers, 2015.

MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, 2006.

NETO, Belmiro Ribeiro da Silva (org.). Comunicação Corporativa e Reputação: Construção e defesa da imagem favorável. São Paulo: Saraiva, 2010.

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes, MARCHIORI, Marlene (orgs.). Redes Sociais, Comunicação, Organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2012.

OXFAM. Entenda as causas da desigualdade social e como afeta a população. OXFAM, São Paulo, 6 jul. 2021. Disponível em: https://www.oxfam.org.br/blog/entenda-as-causas-da-desigualdade-social-e-como-afeta-a-populacao/. Acesso em: 17 jun. 2022.

PEREIRA, Wallace Marcelino; CROCCO, Marco Aurélio. Inclusão financeira a partir de moedas locais: um estudo exploratório do Banco Palmas, Fortaleza – CE. In: CIRCUITOS DE DEBATES ACADÊMICOS, 1., 2011, Brasília, DF. Anais […]. Brasília, DF: Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2011. p. 1-3.

RAPOSO, Jaciara Gomes; FARIA, Maurício Sardá de. Banco comunitário e moeda social: organização comunitária e desenvolvimento local. Organizações em Contexto, São Bernardo do Campo, v. 11, n. 22, p. 551-569, 2015.

SENADOR, André. Nomofobia 2.0: E outros excessos na era dos relacionamentos digitais. São Paulo: Aberje, 2018.

SROUR, Robert Henry. Por que empresas eticamente orientadas? Organicom, São Paulo, v. 5, n. 8, p. 59-67, 2008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138967. Acesso em: 28 fev. 2022.

UOL. Impactos da Covid-19 somam R$ 615 bilhões, avalia Ministério da Economia. Uol, [s. l.], 3 nov. 2020. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/11/03/impactos-da-covid-19-somam-r-615-bilhoes-avalia-ministerio-da-economia.htm. Acesso em: 26 jun. 2022.

UOL. Mais de 16 milhões de brasileiros não têm conta bancária, mostra pesquisa. Uol, [s. l.], 27 abr. 2021. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/04/27/mais-de-16-milhoes-de-brasileiros-nao-tem-conta-bancaria.htm. Acesso em: 15 jul. 2022.

WE ARE SOCIAL. Global Digital 2023 Report. DataReportal – Global Digital Insights, [s. l.], 26 jan. 2023. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2023-global-overview-report?utm_campaign=Digital_2023&utm_content=Article_Hyperlink&utm_medium=Article&utm_source=DataReportal. Acesso em: 23 abr. 2023.

WOLFFENBÜTTEL, Andréa. O que é? – Índice de Gini. Desafios do desenvolvimento Ipea, Brasília, DF, 2004. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2048:catid=28. Acesso em: 5 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2024-11-05

Como Citar

PORÉM, Maria Eugênia; GONÇALVES JÚNIOR, Orlando Costa. Moedas sociais no contexto da pandemia de covid-19: observação de iniciativas municipais no Rio de Janeiro, em plataformas de mídias sociais. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 45, p. 373–387, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.221343. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/221343.. Acesso em: 21 nov. 2024.