Descolonizar pelo afeto é um caminho possível no ambiente digital
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224408Resumo
Pollyana Ferrai, uma especialista em comunicação social, explora o uso consciente das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em suas obras, utilizando a metáfora do "fio de Ariadne". Ela aborda questões como educação midiática, desinformação digital e descolonização, destacando a importância do afeto nas relações humanas. Seus trabalhos refletem a necessidade de uma reflexão crítica sobre o uso das TICs e a valorização da diversidade nas interações sociais. Pollyana também enfatiza a influência das mídias sociais na disseminação de informações e discute como o afeto pode promover uma sociedade mais empática e inclusiva. Suas ideias apontam para a importância de abordagens afetivas e educacionais na busca por relações mais conscientes e respeitosas no ambiente digital e físico.
Downloads
Referências
FERRARI, Pollyana. Descolonizar pelo afeto. São Paulo: Veríssimo, 2023.
MASSARANI, Luisa Medeiros; BROTAS, Antonio Marcos Pereira; COSTA, Márcia Cristina Rocha; NEVES, Luiz Felipe Fernandes. Vacinas contra a covid-19 e o combate à desinformação na cobertura da Folha de S. Paulo. Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v. 23, n. 2, p. 29-43, 2021. doi: https://doi.org/10.4013/fem.2021.232.03.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcelo Damasceno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.