Revisão sistemática sobre comunicação e sustentabilidade financeira em Organizações Não Governamentais: contribuições e lacunas na literatura recente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2025.237312

Palavras-chave:

Comunicação, Sustentabilidade Financeira, ONGs, Terceiro Setor, Captação de Recursos

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura, com base no protocolo Prisma, para analisar a contribuição das estratégias de comunicação para a sustentabilidade financeira de ONGs. A partir de sete estudos (2020–2024), identificam-se três eixos centrais: mídias digitais na captação de recursos, transparência como fundamento da legitimidade institucional e segmentação comunicacional por stakeholders. Evidencia-se que a comunicação estratégica constitui um elemento crucial para o fortalecimento organizacional e a perenidade financeira no terceiro setor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Danielle Passos de Jesus Santos, Universidade Federal de São Paulo

    Mestre em Ciências e Tecnologia do Mar pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Católica de Santos (UniSantos).

  • José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Universidade Federal de São Paulo

    Pós-doutor em Comunicação (ECA-USP). Doutor em Comunicação Social e mestre em Administração (UMESP). Professor do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar da UNIFESP.

Referências

AL-HASAN, M.; LUTFI, A.; MOWAFI, O. T.; ABDELDAyEM, B.; ESKANDARANY, A.; ALSHIRAH, A. F. The governance of non-governmental organizations: Critical lens for laws and regulations. Journal of Open Innovation: Technology, Market and Complexity, v. 10, n. 2, p. 100299, 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.joitmc.2024.100299. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2199853124000933. Acesso em: 24 fev. 2025.

BLOODGOOD, E. A. et al. Understanding national nonprofit data environments. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, [s. l.], v. 52, n. 2, p. 281-303, 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/08997640221085731. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/08997640221085731. Acesso em: 24 fev. 2025.

BRASIL. Lei n° 13.019, de 31 de julho de 2014. Institui o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 jul. 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13019.htm. Acesso em: 29 jun. 2025.

BUENO, W. C. Comunicação, mobilização social e cidadania: aprendendo com a vigilância cívica do terceiro setor. Revista Organicom, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 89-107, 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139358. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139358. Acesso em 24 fev. 2025.

ELAYAH, M. et al. Financial sustainability and influence dynamics in Yemen’s conflict-affected NGO landscape: unveiling ‘Sheikh’ organizations. Voluntas: International Journal of Voluntary and Nonprofit Organizations, Santa Maria, v. 36, p. 253-266, 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/s11266-024-00714-y. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11266-024-00714-y. Acesso em: 24 fev. 2025.

FALCONER, A. R. A promessa do terceiro setor: um estudo sobre a construção do papel das organizações sem fins lucrativos e do seu campo de gestão. Dissertação (Mestrado de Administração de Recursos Humanos) – Universidade de São Paulo, Centro de Estudos em Administração do Terceiro Setor, São Paulo, 1999. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12132/tde-01072021-161110/pt-br.php. Acesso em: 8 abr. 2025.

HARRIS, E. E.; NEELY, D. G.; SAXTON, G. D. Social media, signaling, and donations: testing the financial returns on nonprofits’ social media investment. Review of Accounting Studies, [s. l.], v. 28, p. 658-688, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s11142-021-09651-3. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11142-021-09651-3. Acesso em: 8 abr. 2025.

IHM, J. Organizational communication for social change on social media: NPOs’ social media strategies based on their perception of three stakeholder networks in collective and connective action. Journal of Communication, 2024. DOI: https://doi.org/10.1093/joc/jqae034. Disponível em: https://academic.oup.com/joc/article-abstract/74/5/410/7758210?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 24 fev. 2025.

INICIATIVA PIPA. Periferias e Filantropia: as barreiras de acesso aos recursos no Brasil. 2022. Disponível em: https://www.periferiasefilantropia.org. Acesso em: 29 jun. 2025.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Brasil possui mais de 897 mil organizações da sociedade civil ativas. 2022. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/categorias/45-todas-as-noticias/noticias/15591-brasil-possui-mais-de-897-mil-organizacoes-da-sociedade-civil-ativas. Acesso em: 10 mar. 2025.

JACOMINO, K. A. da S.; DORNELLAS, M. de P. B. Captação de recursos no terceiro setor. Revista Interdisciplinar do Pensamento Científico, Itaperuna, v. 7, n. 1, p. 1-16, 2022. DOI: 10.20951/2446-6778/v7n1a11. Disponível em: https://reinpec.cc/index.php/reinpec/article/view/783. Acesso em: 11 mar. 2025.

KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.

LAS-CASAS, A. et al. Experiências de captação de recursos e a interface com o marketing social: estudo de caso no Núcleo Social de Diadema. Interações, Campo Grande, v. 22, n. 2, p. 513-530, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.20435/inter.v22i2.2864. Disponível em: https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/2864. Acesso em: 7 mar. 2025.

MAJOR, P.; SPALEK, S. Communication and building positive relationships within project teams in non-governmental organizations. Scientific Papers of Silesian University of Technology: Organization and Management Series, Poland, n. 158, p. 384-393, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.29119/1641-3466.2022.158.25. Disponível em: https://managementpapers.polsl.pl/wp-content/uploads/2022/10/158-Major-Spałek.pdf. Acesso em: 7 mar. 2025.

MINGUEZ, A.; SESE, F. J. Why do you want a relationship, anyway? Consent to receive marketing communications and donors’ willingness to engage with nonprofits, Journal of Business Research, v. 148, p. 356–367, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2022.04.051. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0148296322003915?via%3Dihub. Acesso em: 24 fev. 2025.

NOSSA CAUSA. Cenário da comunicação no terceiro setor: práticas, desafios e perspectivas. São Paulo: Instituto Nossa Causa, 2019. Disponível em: https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/9476/1560620568NC_pesquisa_cenario_da_comunicacao.pdf. Acesso em: 10 fev. 2025.

NUNES, C.; WATANABE, M.; COSTA, E. S. Captação de recursos tecnológicos para organizações do terceiro setor. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador, SC, v. 9, n. 2, p. 20-31, 2020. DOI: https://doi.org/10.33362/visao.v9i2.2142. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2142. Acesso em: 8 abr. 2025.

OBADĂ, D. R.; DABIJA, D. C.; CÂMPIAN, V. Predictors of social media users’ intention to donate online towards international NGOs in the fake news era. Humanities and Social Sciences Communications, London, v. 11, n. 379, 2024. DOI: https://doi.org/10.1057/s41599-024-02900-1. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41599-024-02900-1. Acesso em: 8 abr. 2025.

ORTIZ RODRÍGUEZ, H. Comunicación integral y transparencia en las organizaciones del tercer sector. Revista Internacional de Relaciones Públicas, España, v. 11, n. 21, p. 5-26, 2021. DOI: https://doi.org/10.5783/revrrpp.v11i21.692. Disponível em: https://revistarelacionespublicas.uma.es/index.php/revrrpp/article/view/692. Acesso em: 8 abr. 2025.

PARK, G.; SUÁREZ, D. The publicness of private foundations: Online accountability and Internet presence. Nonprofit Management and Leadership, v. 35, n. 2, p. 307–327, 2024. DOI: https://doi.org/10.1002/nml.21613. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/nml.21613. Acesso em: 24 fev. 2025.

PARKER, K. A. et al. Engaging a new generation of donors: a relationship management theory approach to communication between nonprofits and millennials. Journal of Philanthropy and Marketing, [s. l.], v. 29, n. 1, p. e1816, 2024. DOI: https://doi.org/10.1002/nvsm.1816. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/nvsm.1816. Acesso em: 8 abr. 2025.

PERUZZO, C. M. K. Fundamentos teóricos das relações públicas e da comunicação organizacional no terceiro setor: perspectiva alternativa. Revista FAMECOS, Rio Grande do Sul, v. 20, n. 1, p. 89-107, 2013. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.1.13641. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistafamecos/article/view/13641. Acesso em: 10 fev. 2025.

PRICE, M. et al. Participatory grant-making as a social innovation: examining relational processes in social finance. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, [s. l.], v. 54, n. 5, 2024. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/08997640241300514. Acesso em: 24 fev. 2025.

POWERS, M. Communication and NGOs. Oxford Bibliographies Online Datasets, 2016. DOI: 10.1093/obo/9780199756841-0121. Disponível em: https://www.oxfordbibliographies.com/display/document/obo-9780199756841/obo-9780199756841-0121.xml. Acesso em: 10 fev. 2025.

SCHWARZ, A.; DIERS-LAWSON, A. Mediated crises and strategic crisis communication of third sector organizations: a content analysis of crisis reporting in six countries. Corporate Communications: an International Journal, [s. l.], v. 29, n. 4, p. 567-591, 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/08997640241300514. Disponível em: https://www.emerald.com/ccij/article/29/4/567/1220914/Mediated-crises-and-strategic-crisis-communication. Acesso em: 24 fev. 2025.

SEABRA, I. C. N. Empreendedorismo social e sustentabilidade financeira: uma proposta de modelo analítico para reservas extrativistas do Bioma Amazônia. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-20012022-204258/pt-br.php. Acesso em: 24 fev. 2025.

SILVA, J. R. Gestão financeira no terceiro setor: princípios e desafios. Brasília, DF: EdUnB, 2002.

SILVA, L. B. Relações públicas e terceiro setor: proposta de intervenção de comunicação na ONG Pró-Amor. 2022. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências, História, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. Disponível em: https://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/123456789/9655/1/Rela%c3%a7%c3%b5es%20p%c3%bablicas%20e%20terceiro%20setor%20-%20proposta%20de%20interven%c3%a7%c3%a3o%20de%20comunica%c3%a7%c3%a3o%20na%20ONG%20Pr%c3%b3-Amor.pdf Acesso em: 10 fev. 2025.

SILVA, M. D. M.; SOUZA, Q. R. Comunicação e terceiro setor: um estudo no município de Guarapuava/Paraná. Revista Estudos de Comunicação, Paraná, v. 9, n. 19, p. 157-168, 2008. DOI: https://doi.org/10.7213/rec.v9i19.15425. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/15425. Acesso em: 10 fev. 2025.

SOARES, P. Q. de L. et al. Captação de recursos no terceiro setor: uma análise da APAE de Arapoti-PR. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE GESTÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO, 5., 2021, Mato Grosso do Sul. Anais […]. Mato Grosso do Sul: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/13729. Acesso em: 11 mar. 2025.

SOBRAL, M. O. A.; MOREIRA, T. R. G.; OYAKAWA, T. Sustentabilidade financeira das organizações do terceiro setor: o caso Vetor Brasil. 2016. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Gestão e Políticas Públicas) – Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2016. Disponível em: https://repositorio.fgv.br/items/2d3ae7b5-dfee-4dc6-87d8-d6637211d0af. Acesso em: 24 fev. 2025.

SONG, B.; LAN, X. Meeting consumers’ expectations: exploring corporate social advocacy communication in China. Sustainability, Switzerland, v. 14, n. 4, p. 2385, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/su14042385. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/14/4/2385. Acesso em: 24 fev. 2025.

VASCONCELOS, A. L. F. de S.; MELO, A. C.; FERREIRA, E. B. Práticas de conformidade no processo de captação de recursos das organizações do terceiro setor. Práticas em Contabilidade e Gestão, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 1-29, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/2319-0485/praticas.v9n1e14181. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/14181. Acesso em: 24 fev. 2025.

WIDATI, S. et al. The advocacy and communication of smoke-free area regulation in East Java, Indonesia. Indonesian Journal of Health Administration, Indonesia, v. 10, n. 2, p. 232–240, 2022. DOI: https://doi.org/10.20473/jaki.v10i2.2022.232-240. Disponível em: https://e-journal.unair.ac.id/JAKI/article/view/39132. Acesso em: 24 fev. 2025.

ZUCCO, F. D. et al. Comunicación en el tercer sector antes y durante la pandemia COVID-19: estrategias de comunicación en las redes sociales de las ONG de Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Ámbitos: Revista Internacional de Comunicación, [s. l.], n. 52, p. 140-155, 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.12795/Ambitos.2021.i52.09. Disponível em: https://institucional.us.es/revistas/Ambitos/52/AMBITO_52_09.pdf. Acesso em: 24 fev. 2025.

Downloads

Publicado

12-11-2025

Como Citar

SANTOS, Danielle Passos de Jesus; CLARO, José Alberto Carvalho dos Santos. Revisão sistemática sobre comunicação e sustentabilidade financeira em Organizações Não Governamentais: contribuições e lacunas na literatura recente. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 48, n. 2, p. 45–59, 2025. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2025.237312. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/237312.. Acesso em: 28 dez. 2025.