Narrativas en la construcción de marcas: storytelling y la comunicación de marketing

Autores/as

  • Kleber Carrilho Universidade Metodista de São Paulo Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Kleber Markus Universidade Metodista de São Paulo Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão de Comunicação e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139224

Palabras clave:

Storytelling. Marketing. Comunicación. Marcas. Publicidad.

Resumen

En los últimos años, el término storytelling pasó a formar parte de las discusiones sobre las estrategias de comunicación y marketing en las empresas. Observando esta tendencia, este trabajo hace un rescate de los orígenes de la relación entre la comunicación mercadológica y narraciones, y presenta cómo el tema ha despertado el mercado y las acciones de las agencias y empresas. Además, hace una breve nota sobre las campañas de publicidad y acciones de comunicación que cuentan historias, y termina con una discusión sobre el futuro de la temática.

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Biografía del autor/a

  • Kleber Carrilho, Universidade Metodista de São Paulo Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Doutor e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Professor dos cursos de Publicidade e Propaganda e Comunicação Mercadológica da Umesp. Professor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão de Comunicação e Marketing da ECA-USP. Membro do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (Ceacom), da ECA-USP.
  • Kleber Markus, Universidade Metodista de São Paulo Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão de Comunicação e Marketing
    Pós-doutor pela Université de Paris V – Sorbonne. Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor dos programas de pós-graduação em Comunicação Social e Administração da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Professor dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Comunicação Mercadológica da Faculdade de Comunicação da Umesp. Professor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão de Comunicação e Marketing da ECA-USP

Publicado

2014-06-29

Cómo citar

CARRILHO, Kleber; MARKUS, Kleber. Narrativas en la construcción de marcas: storytelling y la comunicación de marketing. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 20, p. 128–136, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139224. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139224.. Acesso em: 17 may. 2024.