What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys

Authors

  • André Rehbein Sathler Centro Universitário IESB
  • Roberto Campos da Rocha Miranda Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.162532

Keywords:

Strategic management , Vision statements , Management discourse , Content analysis

Abstract

Esta investigación cualitativa buscó conocer el perfil de las más grandes empresas de Brasil en cuanto a sus declaraciones de visión, con la utilización de técnicas de análisis de contenido y de análisis de discurso. Los resultados evidencian que la mitad de las empresas tienen su declaración de visión frecuentemente similar al promedio internacional y presentan una baja adecuación a los términos componentes para tener una buena declaración. Además, muestran que la técnica de elaboración y uso de declaraciones de visión están bien propagadas en Brasil, pero hay espacio para perfeccionamientos.

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Author Biographies

  • André Rehbein Sathler, Centro Universitário IESB

    Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos.
    Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo.
    Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
    Graduado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais.
    Professor do Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações do Centro Universitário IESB.

  • Roberto Campos da Rocha Miranda, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB).
    Mestre em Ciência da Informação pela Unb.
    Bacharel em Administração pela União Pioneira de Integração Social.
    Bacharel em Administração Postal pela Escola Superior de Administração Postal.
    Docente do Mestrado em Poder Legislativo do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados.

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Published

2021-02-10

How to Cite

SATHLER, André Rehbein; MIRANDA, Roberto Campos da Rocha. What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 34, p. 24–35, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.162532. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/162532.. Acesso em: 26 jun. 2024.