Discourse, mediatization and circulation of meanings in public relations
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.171900Keywords:
Circulation, Organizational communication , Discourse, Mediatization, Public relationsAbstract
Aiming at contributing to Organizational Communication by discourse and mediatization studies, this article seeks to update the understanding of Public Relations. Based on a bibliographic research, it argues that functional and linear models do not represent all the complexity of communication processes in mediatized societies or those in process of mediatization, and it concludes that its relevance to work on conflict management between social actors should be uplifted, since circulation is the ultimate area of dispute and negotiation of meanings.
Downloads
References
BALDISSERA, Rudimar. Comunicação organizacional na perspectiva da complexidade. Organicom, São Paulo, v. 6, n. 10/11, p. 115-120, 2009.
BALDISSERA, Rudimar; SILVA, Magno Vieira da. Organizações comunicadas e ethos discursivo: imagens de si ofertadas em sites institucionais. In: CONGRESSO BRASILEIRO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS, 5., 2011, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Abrapcorp, 2011.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.
FAUSTO NETO, Antônio. As bordas da circulação. Alceu, Rio de Janeiro, v. 10, n. 20, p. 55-69, 2010.
HJAVARD, Stig. Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. MATRIZes, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 53-91, 2012.
IASBECK, Luiz Carlos. Relações públicas e comunicação organizacional: o lugar do texto e do contexto. Organicom, São Paulo, v. 6, n. 10/11, p. 103-108, 2009.
MACHADO, Jonas; BARICHELLO, Eugenia. Comunicação de crise e relações públicas: estratégias e contratos de comunicação da Petrobras, O Globo e Planalto em seus blogs. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS, 11., 2017, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Abrapcorp, 2017. p. 1-23.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2015.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Curitiba: Criar, 2007.
MIÈGE, Bernard. Para uma atualização da abordagem da mediatização das ações infocomunicacionais. In: FERREIRA, Jairo. Entre o que se diz e o que se pensa: onde está a midiatização?. Santa Maria: Facos, 2018. p. 39-62.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2003.
SANTI, Vilso Junior. Mediação e midiatização: conexões e desconexões na análise comunicacional. Jundiaí: Paco, 2016.
SODRÉ, Muniz. Antropologia do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2013.
STASIAK, Daiana. A comunicação organizacional sob a perspectiva da midiatização social: uma proposta de reflexão. In: MOREIRA, Elizabeth Huber; BRANDT, Grazielle Betina; PEREIRA, Fabiana da Costa (org.). Organização, mídia e mercado: perspectivas teóricas e empíricas de estratégias midiáticas e mercadológicas de comunicação organizacional. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2015. p. 18-32.
TERRA, Carolina. Relações públicas na era dos megafones digitais. In: FARIAS, Luiz Alberto de (org.). Relações públicas estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011.
VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo: Unisinos, 2004.
VERÓN, Eliseo. La semiosis social 2 – ideas, momentos, interpretantes. Buenos Aires: Paidos, 2013.
VERÓN, Eliseo. Teoria da midiatização: uma perspectiva semioantropológica e algumas de suas consequências. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 13-19, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Lidiane Santos de Lima Pinheiro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.