La sustentabilidad en la perspectiva comunicacional y discursiva

Autores/as

  • Fabiane da Silva Veríssimo
  • Fernanda Sagrilo Andres Universidade Federal de Santa Maria Centro Universitário Franciscano. Curso de Publicidade e Propaganda
  • Marcela Guimarães e Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Lília Dias de Castro Universidade Federal de Santa Maria. Programa de Pós-Graduação em Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139171

Palabras clave:

Comunicación. Estrategias. Discurso. Sustentabilidad.

Resumen

Este estudio tiene como objetivo analizar las estrategias discursivas y comunicativas adoptadas en la campaña publicitaria de Eletrobras, del año 2011, que tuvo como foco la sustentabilidad. Para eso, fue construido un marco conceptual para sustentar el estudio analítico. Se concluye que la noción de sustentabilidad es trabajada en la campaña, no apenas en la perspectiva ambiental, sino también social, económica y cultural, corroborando el discurso institucional que refuerza otras políticas y prácticas de la organización.

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Biografía del autor/a

  • Fabiane da Silva Veríssimo
    Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Publicidade
  • Fernanda Sagrilo Andres, Universidade Federal de Santa Maria Centro Universitário Franciscano. Curso de Publicidade e Propaganda
    Doutoranda e mestre em Comunicação Midiática pela UFSM. Graduada em Relações Públicas. Professora do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Franciscano (Unifra), de Santa Maria (RS).
  • Marcela Guimarães e Silva, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutoranda em Extensão Rural na UFSM, bolsista da Capes/PDSE. Graduada em Relações Públicas. Professora do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus de São Borja (RS).
  • Maria Lília Dias de Castro, Universidade Federal de Santa Maria. Programa de Pós-Graduação em Comunicação
    Pós-doutora em Televisão e Publicidade pela Universidade de Paris 3. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação televisual, certificado pelo CNPq.

Publicado

2013-06-20

Cómo citar

VERÍSSIMO, Fabiane da Silva; ANDRES, Fernanda Sagrilo; SILVA, Marcela Guimarães e; CASTRO, Maria Lília Dias de. La sustentabilidad en la perspectiva comunicacional y discursiva. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 18, p. 83–95, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139171. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139171.. Acesso em: 17 jul. 2024.