Las estrategias de comunicación de la marca Rio en eventos de alta visibilidad: el caso de Rio+20

Autores/as

  • Paulo Roberto Nassar de Oliveira Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Patrícia Cerqueira Reis Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139206

Palabras clave:

Ciudad. Narrativa de marca. Rio 20. Memoria organizacional. Comunicación organizacional.

Resumen

Rio de Janeiro es una marca inserida en el mercado global de ciudades y, de esa forma, posee identidad, valores y narrativas propias a las cuales están inseridas de alguna forma, también creando valor para los discursos de las instituciones públicas y privadas. Pero la “marca” de una ciudad no pertenece a un único ente. Ella pertenece a la ciudad, vista como institución, y a todos aquellos que la componen y la consumen en los más variados aspectos presentes en lo cotidiano. Para reflexionar sobre la formación de una marca territorial, este artículo describe mensajes relacionadas a la “marca Rio” en los ambientes broadcast e socialcast y vehiculadas durante la Conferencia de las Naciones Unidas sobre Desarrollo Sostenible – Rio+20, durante el periodo de mayo a julio de 2012.

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Biografía del autor/a

  • Paulo Roberto Nassar de Oliveira, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Livre-docente (2013), doutor (2006) e mestre (2001) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduado (1982) em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da ECA-USP e do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Gestcorp) da mesma instituição. Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Diretor da revista Comunicação Empresarial (Aberje) .
  • Patrícia Cerqueira Reis, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Doutoranda em Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Comunicação pela Escola de Comunicações da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade, pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ). Professora da graduação e da pós-graduação e pesquisadora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Publicado

2013-12-28

Cómo citar

OLIVEIRA, Paulo Roberto Nassar de; REIS, Patrícia Cerqueira. Las estrategias de comunicación de la marca Rio en eventos de alta visibilidad: el caso de Rio+20. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 19, p. 221–238, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139206. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139206.. Acesso em: 6 jul. 2024.