Alteridad, ética e integridad en un mundo de consumidores: ¿qué nos enseña el caso Me Gusta Picolés Artesanais?

Autores/as

  • Marcelo Pereira da Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Jéssica de Cássia Rossi Universidade do Sagrado Coração
  • Ana Carolina Trindade Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144105

Palabras clave:

Comunicación organizacional, Me Gusta Picolés Artesanais, Ética, Sociedade de consumo, Discurso

Resumen

En nuestra sociedade ambivalente, valores como ética y respeto son condiciones para la construcción de un mundo mejor en el que las diferencias puedan cohabitar pese los conflictos, desafiando organizaciones y stakeholders en un contexto de fácil conexión y exposición de críticas, indignaciones y decepciones. De ese modo, analizamos, a través de investigación literaria y estudio de caso, el posicionamiento de la Me Gusta Picolés Artesanais delante de la actitud de un empleado, infiriendo que el coraje al amor se mide por el reconocimiento de las diferencias y, no obstante, ser capaz de acoger esa alteridad.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marcelo Pereira da Silva, Universidade Federal do Maranhão

    Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Graduado em Relações Públicas pela Unesp. Professor da Pós-graduação em Formação de Soldados na Polícia Militar do Maranhão. Professor permanente do Mestrado em Cultura e Sociedade e do curso de Relações Públicas na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

  • Jéssica de Cássia Rossi, Universidade do Sagrado Coração

    Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Mestre em Comunicação pela Unesp. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Unesp. Professora de Relações Públicas na Universidade do Sagrado Coração (USC).

  • Ana Carolina Trindade, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Mestranda em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). MBA em Comunicação e Marketing pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Especialização lato sensu em Linguagem, Cultura e Mídia pela Unesp. Graduada em Relações Públicas pela Universidade Sagrado Coração (USC). Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Midiática e Movimentos Sociais (ComMov).

Publicado

2017-12-20

Cómo citar

SILVA, Marcelo Pereira da; ROSSI, Jéssica de Cássia; TRINDADE, Ana Carolina. Alteridad, ética e integridad en un mundo de consumidores: ¿qué nos enseña el caso Me Gusta Picolés Artesanais?. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 27, p. 17–27, 2017. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144105. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/144105.. Acesso em: 26 jun. 2024.