Contribuciones de un organismo sectorial que promueve el logro de las metas del ODS 4 en Brasil

Autores/as

  • Thiago Severo Gonçalves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Vicente Reis Medeiros Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.201222

Palabras clave:

Educación, Desarrollo sostenible, Objetivo de desarrollo sostenible, Administración de educación, Organismos de representación sectorial

Resumen

Esta investigación presenta cómo el Sistema FECOMÉRCIO-RS/SESC/SENAC contribuye al logro de las metas del Objetivo
de Desarrollo Sostenible (ODS) 4. Para ello, se realizó un estudio cualitativo a través de entrevistas, observación participante
y análisis de documentos. Entre los resultados, se identificó un cuarto enfoque, además de los señalados por Ruiz-Mallén
y Heras (2020), la gestión activa-transformadora de la educación, y se evidenció que las alianzas interactores son medidas
relevantes para promover el logro del ODS 4.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Thiago Severo Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    Especialização em Gestão Escolar, Tecnologias Educacionais e Pedagogia Empresarial.
    Graduação em Administração pelo Instituto Educacional do Rio Grande do Sul (IERGS) e em
    Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Senac Porto Alegre (FSPOA).

  • Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
    Doutorado e mestrado em Administração pela Unisinos.
    Especialização em Docência Superior na Contemporaneidade pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e em Secretariado Executivo com Ênfase em Gestão Empreendedora pela Unisinos.
    Professora e pesquisadora da Escola de Negócios da PUCRS e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) da PUCRS.
    Facilitadora na Metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® certificada pela Association of Master Trainers.

  • Vicente Reis Medeiros, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Referencias

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BOEREN, Ellen. Understanding Sustainable Development Goal (SDG) 4 on “quality education” from micro, meso and macro perspectives. International Review of Education, New York, v. 65, p. 277-294, 2019. doi: https://doi.org/10.1007/s11159-019-09772-7.

BRAENDLE, Udo; RAHDARI, Amir Hossein; DEHKORDI, Hassan Farajzadeh. Promoting responsible business practices: a case of chambers of commerce. Revista Internacional de Organizaciones, Tarragona, n. 16, p. 41-58, 2016.

BROCKMANN, Erich N.; LACHO, Kenneth J. Benefits of chamber of commerce membership: large vs. small population centers. The Entrepreneurial Executive, Arden, v. 20, p. 31-38, 2015.

CHANKSELIANI, Maia; QORABOYEV, Ikboljon; GIMRANOVA, Dilbar. Higher education contributing to local, national, and global development: new empirical and conceptual insights. Higher Education, New York, v. 81, p. 109-127, 2021. doi: https://doi.org/10.1007/s10734-020-00565-8.

FLEACĂ, Eelena; FLEACĂ, Bogdan; MAIDUC, Sanda. Aligning strategy with Sustainable Development Goals (SDGs): process scoping diagram for entrepreneurial higher education institutions (HEIs). Sustainability, Basel, v. 10, n. 4, p. 1-17, 2018. doi: https://doi.org/10.3390/su10041032.

KAAG, Mayke. Linking-In through education? Exploring the educational question in Africa from the perspective of flows and (dis) connections. Sustainability, Basel, v. 10, n. 2, p. 1-9, 2018. doi: https://doi.org/10.3390/su10020496.

MAENNIG, Wolfgang; ÖLSCHLÄGER, Michaela; SCHMIDT-TRENZ, Hans-Jörg. Organisations and regional innovative capability: the case of the chambers of commerce and industry in Germany. Environment and Planning C: government and policy, n. 33, n. 4, p. 811-827, 2015. doi: https://doi.org/10.1068/c12201b.

MCCOWAN, Tristan. Universities and the post-2015 development agenda: an analytical framework. Higher Education, New York, v. 72, p. 505-523, 2016. doi: https://doi.org/10.1007/s10734-016-0035-7.

MOLTHAN-HILL, Petra et al. Reducing carbon emissions in business through Responsible Management Education: influence at the micro-, meso- and macro-levels. The International Journal of Management Education, Amsterdam, v. 18, n. 1, p. 1-22, 2020. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2019.100328.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivo de desenvolvimento sustentável 4: educação de qualidade. Brasília, DF: ONU Brasil, c2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 14 out. 2022.

OKOLI, Chitu. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Em Foco, v. 9, n. 1, e748, 2019. doi: https://doi.org/10.18264/ eadf.v9i1.748.

PNUD. Acompanhando a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: subsídios iniciais do Sistema das Nações Unidas no Brasil sobre a identificação de indicadores nacionais referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Brasília, DF: PNUD, 2015. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/library/ods/acompanhando-a-agenda-2030. html. Acesso em: 22 ago. 2020.

PURCELL, Wendy Maria; HENRIKSEN, Heather; SPENGLER, John D. Universities as the engine of transformational sustainability toward delivering the sustainable development goals: “living labs” for sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, Bingley, v. 20, n. 8, p. 1343-1357, 2019. doi: http://doi.org/10.1108/IJSHE-02-2019-0103. RUIZ-

MALLÉN, Isabel; HERAS, María. What sustainability? Higher education institutions’ pathways to reach the Agenda 2030 goals. Sustainability, Basel, v. 12, n. 4, p. 1-18, 2020. doi: https://doi.org/10.3390/su12041290.

SUNTHONKANOKPONG, Wisuit; MURPHY, Elizabeth. Quality, equity, inclusion and lifelong learning in pre-service teacher education. Journal of Teacher Education for Sustainability, Warsaw, v. 21 n. 2, p. 91-104, 2019. doi: https://doi.org/10.2478/jtes- 2019-0019.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado

2022-11-23

Cómo citar

GONÇALVES, Thiago Severo; SANTOS, Ana Clarissa Matte Zanardo dos; MEDEIROS, Vicente Reis. Contribuciones de un organismo sectorial que promueve el logro de las metas del ODS 4 en Brasil. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 39, p. 100–112, 2022. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.201222. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/201222.. Acesso em: 29 may. 2024.