La comunicación pública en los desiertos de notícias: un análisis a partir de 25 municipios brasileños

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224219

Palabras clave:

Comunicación pública, Desiertos de noticias, Gobiernos locales, Plataformas de redes sociales

Resumen

Este artículo analiza las plataformas de redes sociales de las alcaldías en 25 municipios considerados desiertos de noticias, con la observación sistemática de 1.523 publicaciones realizadas en noviembre de 2023. Su objetivo fue evaluar si se utilizaban estos canales de acuerdo con los principios de la comunicación pública. Se encontró que Facebook e Instagram fueron los más utilizados para difundir acciones gubernamentales en detrimento de información considerada como servicios públicos sociales. El área cultural obtuvo el mayor número de publicaciones.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • José Agnaldo Montesso Junior, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSul-Minas) e em Comunicação Empresarial pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Jornalista profissional graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Diretor regional em Minas Gerais da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública).

Referencias

ABCPÚBLICA. ABCPública participa de audiência no TSE sobre as normas das Eleições Municipais de 2024. ABCPública, [s. l.], 25 jan. 2024. Disponível em: https://abcpublica.org.br/abcpublica-participa-de-audiencia-no-tse-sobre-as-normas-das-eleicoes-municipais-de-2024/. Acesso em: 10 mar. 2024.

ALBUQUERQUE, Afonso de. Aqui você vê a verdade na tevê – A propaganda política na televisão. Niterói: MCII, 1999.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 14.600, de 19 de junho de 2023. Estabelece a organização básica dos órgãos da Presidência da República e dos Ministérios. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19. nov. 2023.

BUCCI, Eugênio. O papel da Comunicação Pública na democracia. In: MAINIERI, Tiago; MEDEIROS, Magno. (orgs.). Comunicação pública e cidadania: conceitos, desafios e enfrentamentos. Goiânia: Cegraf UFG, 2022. p. 23-34.

CETIC.BR – Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no setor público brasileiro – TIC Governo Eletrônico – 2021. Cetic.br, São Paulo, 2021. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/governo-eletronico/indicadores/. Acesso em: 10 mar. 2024.

COMEL, Naiza; BRODBECK, Pedro; QUADROS, Claudia. A Prefeitura de Florianópolis no Facebook: A Comunicação Pública das redes sociais. Compolítica, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 51-80, 2021.

COMEL, Naiza; MOURA, Julia Frank de. Para “ver” o que faz a prefeitura: comunicação pública no Instagram da prefeitura de Florianópolis. Organicom, São Paulo, v. 20, n. 42, p. 159-172, 2023.

CORREIA, Mariama. Desertos de notícias e as novas fronteiras do jornalismo no Nordeste. Atlas da Notícia, [s. l.], 9 ago. 2023. Disponível em: https://www.atlas.jor.br/v6/desertos-de-noticias-e-as-novas-fronteiras-do-jornalismo-no-nordeste/. Acesso em: 29 jul. 2024.

DATAREPORTAL. Digital 2023 Brazil. DataReportal, [s. l.], 2023. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2023-brazil?rq=brazil. Acesso em: 10 mar. 2024.

KEMP, Simon. Digital 2024 Global Overview Report. DataReportal, [s. l.], 2024. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2024-global-overview-report. Acesso em: 10 mar. 2024.

DUARTE, Jorge. Instrumentos de Comunicação Pública. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse Público. São Paulo: Atlas, 2009. p. 59-71.

D’ANDRÉA, Carlos Frederico de Brito. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: Edufba, 2020.

FERREIRA, Luiz Claudio. Estudo mostra redução do “deserto de notícias” no Brasil. Agência Brasil, Brasília, DF, 9 ago. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-08/estudo-mostra-reducao-do-deserto-de-noticias-no-brasill. Acesso em: 28 jan. 2024.

GOMES, Wilson. Participação política online: Questões e hipóteses de trabalho. In: MAIA, Rousiley Celi Moreira.; GOMES, Wilson; MARQUES, Francisco Paulo Jamil Almeida. (orgs.). Internet e Participação Política no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2011. p. 19-46.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas para o digital. Rio de Janeiro: Vozes, 2018.

HENRIQUES, Márcio Simeone; SANT’ANA, Lidiane Ferreira. A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade. Organicom, São Paulo, v. 12, n. 22, p. 92-102, 2015.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2023.

LÜDTKE, Sérgio; SPAGNUOLO, Sérgio. Brasil tem redução de 8,6% nos desertos de notícias em 2023, mas jornalismo local precisa de incentivo. Atlas da Notícia, [s. l.], 9 ago. 2023. Disponível em: https://www.atlas.jor.br/v6/brasil-tem-reducao-de-8-6-nos-desertos-de-noticias-em-2023-mas-o-jornalismo-local-precisa-de-incentivo/. Acesso em: 28 jan. 2023.

LUZ, Ana Javes Andrade da; WEBER, Maria Helena. A memória política do Brasil no site da presidência: acesso e desvios da comunicação dos governos de Dilma Rousseff e Michel Temer. Liinc em Revista, [s. l.], v. 15, n. 1, 2019. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4571. Acesso em: 25 jul. 2024.

MAIA, Rousiley Celi Moreira; HAUBER, Gabriella; PAULA, Julia E. de. Análise de conteúdo. In: MAIA, Rousiley Celi Moreira. (org.) Métodos de pesquisa em comunicação política. Salvador: Edufba, 2022. p. 39-80.

MARTINO, Luís Mauro Sá; ALEIXO, Tayra Carolina. Usos do entretenimento como estratégia de visibilidade política na página da prefeitura de Curitiba no Facebook. RuMoRes, [s. l.], v. 10, n. 20, p. 68-89, 2016.

MASSUCHIN, Michele Goulart et al. A Comunicação Pública no campo da pesquisa em Comunicação: aspectos teóricos e empíricos da produção científica brasileira (2013-2022). Contracampo, Niterói, v. 42, n. 3, 2023.

MEDEIROS, Rafael. A função social do rádio local entre desertos de notícia e zonas de silêncio: reverberações da migração AM – FM. Revista Latino-americana de Jornalismo, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 360-378, 2020.

MEDEIROS, Armando; CHIRNEV, Lilian. Guia de Comunicação Pública. Brasília, DF: Associação Brasileira de Comunicação Pública, 2021.

MONTESSO JÚNIOR, José Agnaldo; OLIVEIRA CAMPOS, Carla Leila. Comunicação Pública On-line: Um olhar a partir da microrregião de Varginha-MG. Interação – Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, [s. l.], v. 26, n. 1, p. 1-19, 2024.

PECORARO, Caroline. Comunicação, internet e transparência: o Facebook das prefeituras de Rio de Janeiro e São Paulo. In: Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 8., 2019, Brasília, DF. Anais […]. Brasília, DF: Compolítica, 2019.

RAPOSO, João Francisco; TERRA, Carolina Frazon. Sobre comunicação e marcas “plataformizadas”: é preciso estar nos “jardins murados” para ter visibilidade?. Culturas Midiáticas, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 153-169, 2020.

SAMPAIO, Rafael Cardoso; LYCARIÃO, Diógenes. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília, DF: Enap, 2021.

SIENA, Osmar; CARVALHO, Erasmo Moreira de; BORBA, Priscila de Oliveira. Utilização do Facebook pelos governos locais para promoção de accountability com participação social. Revista de Direito da Cidade, [s. l.], v. 11, n. 3, p. 584-616, 2020.

WEBER, Maria Helena; LOCATELLI, Carlos. Realidade e limites da pesquisa empírica em Comunicação Pública. MATRIZes, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 141-159, 2022.

WEBER, Maria Helena. Nas redes de Comunicação Pública, as disputas possíveis de poder e visibilidade. In: WEBER, Maria Helena.; COELHO, Marja Perfeifer; LOCATELLI, Carlos. (orgs.). Comunicação pública e política: pesquisa e práticas. Florianópolis: Insular, 2017. p. 23-58.

Publicado

2024-11-05

Cómo citar

MONTESSO JUNIOR, José Agnaldo. La comunicación pública en los desiertos de notícias: un análisis a partir de 25 municipios brasileños. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 45, p. 219–234, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224219. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/224219.. Acesso em: 11 mar. 2025.