Proposta metodológica para pesquisa em comunicação em organizações
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.154580Palavras-chave:
Proposta Metodológica, Dimensão Praxeológica, Comunicação OrganizacionalResumo
O objetivo do trabalho é apresentar uma proposta metodológica para investigar a comunicação nas organizações, considerando a dimensão praxeológica do campo educacional, bem como o profissional. Três atores-chave são identificados: o profissional, ou seja, o aluno que aborda o mundo profissional como parte de sua formação acadêmica; o profissional de Comunicação, que resolve as necessidades de comunicação em organizações públicas, sociais e do setor privado; e organizações representando, para o primeiro, a unidade receptora e, para o segundo, o mercado de trabalho.
Downloads
Referências
FUENTES NAVARRO, Raúl. La emergencia de un campo académico: continuidad utópica y estructuración científica de la investigación de la comunicación en México. Tlaquepaque: Iteso, 1998
FUENTES NAVARRO, Raúl. Centralidad y marginalidad de la comunicación y su estudio. Guadalajara: Iteso, 2015
GARCÍA-BORREGO, Manuel; ROSES CAMPOS, Sergio; FARIAS BATLE, Pedro. Condiciones de las prácticas profesionales en medios de comunicación: un estudio empírico. Revista Latina de Comunicación Social, Tenerife, n. 72, p. 430-452, 2017
MATUS VERDUGO, Manuela; VALENZUELA, Blanca; ESTUPIÑÁN MUNGUÍA, Jorge. Prácticas profesionales de comunicación en las organizaciones. In: OJEDA ORTA, María Elizabeth et al (comp.). Las ciencias informáticas: generación del conocimiento en entornos educativos: un enfoque multidisciplinario. México, DF: ILCSA, 2017. p. 1162-1117.
SÁNCHEZ OLAVARRÍA, César. La práctica profesional del comunicador de la Universidad del Altiplano: un panorama de su trayectoria. Perfiles Educativos, México, DF, v. 34, n. 137, p. 119-144, 2012.
SÁNCHEZ OLAVARRÍA, César. Los egresados de comunicación y el mercado laboral: un estudio de trayectorias profesionales. Revista Iberoamericana de Educación Superior, México, DF, v. 5, n. 13, p. 40-54, 2014.
CONSUELO Vásquez, profesora de la Universidad de Quebec, en Canadá, nos habla sobre la Comunicación Constitutiva de las Organizaciones (CCO), la importancia del trabajo que realiza la #AMIPCO y de la formación de una red latinoamericana de investigadores de CO. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (5 min). Facebook: Amipco. Disponível em: https://bit.ly/2Y0FlCF. Acesso em: 23 jul. 2019.
Unesco. Declaración mundial sobre la educación superior en el siglo XXI: visión y acción. Paris: Unesco, 1998.
UNIVERSIDAD DE SONORA. Convenios de intercambio y colaboración: dirección de vinculación y difusión. Hermosillo: Universidade de Sonora, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2ZbDaZG. Acesso em: 23 jul. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.